TCE e MPC destacam boas práticas na saúde do município de Vilhena

Boas práticas e o serviço de saúde de excelência prestado à população de Vilhena foram destacados pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) e pelo Ministério Público de Contas (MPC-RO), em reunião com a gestão do município.
Durante uma semana, a equipe de auditoria do Tribunal e o procurador do MPC, Adilson Moreira estiveram em fiscalizações e visitas técnicas a unidades de saúde da cidade, que fica a mais de 700 km da capital, Porto Velho.




A ação integra a megaoperação deflagrada pelos órgãos em municípios do Cone Sul do Estado e regiões circunvizinhas.

O objetivo é a melhora tanto do atendimento para o cidadão, quanto das condições de trabalho para os profissionais da saúde.
AVALIAÇÃO POSITIVA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
A avaliação positiva dos serviços prestados pelo município na área da saúde foi destacada pela equipe de auditoria do Tribunal de Contas.
“A avaliação dos usuários e dos auditores foi muito boa. Vilhena está executando boas práticas”, disse o secretário-geral de controle externo, Marcus Cézar Filho.
Esse cenário positivo também foi citado pelo procurador do Ministério Público de Contas, Adilson de Medeiros. “Nos deparamos com a realidade de um serviço de saúde de excelência, que funciona de verdade”, acentua.

O secretário-geral adjunto de controle externo do TCE, Régis Ximenes, lembrou que o trabalho não se limitou ao monitoramento da inspeção feita em 2024, em unidades de urgência e emergência. “Fiscalizamos também as unidades básicas de saúde”, explicou.

PAPEL DO TCE E MPC É ENFATIZADO PELA GESTÃO
A ação realizada pelo Tribunal e pelo Ministério Público de Contas de estar nos municípios não só fiscalizando, mas também orientando e esclarecendo, foi enaltecida pelo gestor do município de Vilhena.
“Ficamos muito agradecidos ao TCE e ao MPC, porque dão um norte às administrações dos municípios, e isso é importante”, ressaltou o prefeito Flori Cordeiro.

Para ele, o período em que os órgãos de controle estiveram na cidade tem outro aspecto positivo: “Essa presença leva à compreensão das dificuldades que os prefeitos enfrentam”.