
O trabalho realizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) que tem permitido a Rondônia alcançar resultados históricos na educação foi destacado nesta quarta-feira (12/6), na abertura do Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) – exercício 2024.
O evento, realizado no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, apresenta os resultados do Saero e direciona futuras ações com base nesses dados.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o seminário reúne profissionais envolvidos no planejamento, aplicação e análise dos resultados educacionais, gestores escolares municipais e estaduais, além de autoridades representantes de instituições públicas.
IMPORTÂNCIA DO APOIO DA ATUAL GESTÃO DO TCE-RO
O seminário foi aberto com a composição da mesa de honra. Nela, a presença do conselheiro do TCE, Paulo Curi Neto, e da procuradora do MPC, Yvonete Fontinelle de Melo.
Entusiasta e grande incentivador para o alcance dos avanços registrados na educação em Rondônia, o conselheiro Paulo Curi Neto citou a importância do apoio que a atual Gestão do Tribunal de Contas tem dado à política educacional.
“Preciso de público fazer um agradecimento ao presidente Wilber Coimbra e a todos do TCE, por esse esforço e essa dedicação em contribuir com a política educacional de Rondônia”, disse.

Também a procuradora Yvonete Fontinelle falou da importância dos resultados que vêm sendo obtidos pela educação. “É o momento, agora, de festejarmos e avançarmos ainda mais”, disse.
EXCELÊNCIA COM EQUIDADE
Ainda na solenidade de abertura, houve a entrega do Prêmio “Excelência com equidade”, com entrega prêmios às escolas.
Foram premiadas 30 escolas do ensino fundamental (3º, 5º e 9º anos), 10 do ensino médio (2º ano) e 6 indígenas.
Houve também a entrega do prêmio “Excelência com Equidade, a 50 Escolas do 2º ano do ensino fundamental e 50 melhores unidades escolares do 2º ano do ensino fundamental (30 escolas com melhores resultados e 20 que mais evoluíram 2023-2024).
A programação do seminário segue ao longo desta quinta-feira (12/6), com painéis abordando diversos temas relacionados à avaliação educacional, além de discussões sobre os resultados.