TCE-RO

Tribunal de Contas constata boas práticas e recomenda melhorias na saúde de Campo Novo de Rondônia

Durante mais uma etapa das fiscalizações permanentes, a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve, em Campo Novo de Rondônia, para avaliar o funcionamento do sistema público de saúde. A visita, marcada por escuta sensível e olhar técnico, identificou boas práticas que merecem ser reconhecidas, mas também apontou pontos que precisam de atenção do poder público local.

AVANÇOS QUE MERECEM DESTAQUE

A atuação da equipe de saúde do município foi elogiada pelos auditores. O TCE-RO constatou que as determinações feitas em fiscalizações anteriores foram devidamente cumpridas.

No trabalho de fiscalização, o TCE-RO avaliou o funcionamento do sistema de saúde do município de Campo Novo de Rondônia, no Vale do Jamari

Um exemplo positivo foi o controle de medicamentos. O sistema de gerenciamento adotado tem garantido maior segurança no fornecimento e reposição dos remédios, reduzindo riscos de desabastecimento.

Após ser atendido na unidade de saúde local, o paciente Claudino Muniz falou da satisfação com o serviço. “Foi tudo muito bem, o atendimento 100%. Daqui a pouco vou ser liberado e voltar para casa”, disse, animado.

Claudino Muniz estava satisfeito com o serviço: “Atendimento 100%”

Outro diferencial observado é a realização de exames de ultrassonografia no próprio município. Esse tipo de serviço é ainda raro em cidades do interior. A presença ativa do SAMU também foi considerada um ponto forte na estrutura de atendimento de urgência e emergência da cidade.

Além disso, a forma como o município organiza a marcação, o acompanhamento e o cancelamento de consultas por meio de sistema informatizado foi reconhecida como uma boa prática. Essa medida favorece a transparência, o controle e o acesso mais ágil da população aos serviços de saúde.

Reunião entre a equipe do Tribunal de Contas e a gestão do município de Campo de Novo de Rondônia, em busca de melhorias para a população do município

INFRAESTRUTURA AINDA É DESAFIO

Apesar dos avanços, a equipe de auditoria do Tribunal recomendou a ampliação dos investimentos na infraestrutura das unidades de saúde. Durante a visita, foram identificadas estruturas físicas que precisam de reforma, adequações e melhorias para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto e segurança aos pacientes.

A técnica de Controle Externo do TCE-RO, Giselle Pinto, explicou que a administração apresentou um projeto de ampliação e reforma, que é um processo longo e demorado.

A técnica de Controle Externo, Giselle Pinto, disse que a gestão tem de se preocupar em proporcionar atendimento e ambiente melhor para o cidadão

“Por isso é preciso, a gestão se preocupar com outras questões das unidades, como mofo, pintura, o básico para que o cidadão tenha um atendimento e um ambiente melhor”, destacou.

“Há pontos a melhorar na estrutura das unidades. Notamos também que faltam medicamentos. Mas, no geral, há mais boas práticas, o que é bom”, ressaltou a auditora de Controle Externo, Mara Célia Alves.

A auditora de Controle Externo, Mara Célia: “Faltam medicamentos, mas, no geral, o que vimos é bom”

Em resposta, representantes da gestão municipal informaram que já estão previstos projetos de reforma e ampliação do hospital e de diversas unidades básicas de saúde. A expectativa é que essas obras contribuam para consolidar as boas práticas já existentes e enfrentar os desafios que ainda persistem.

A secretária de Saúde de Campo Novo de Rondônia, Edimara da Silva, adiantou que algumas obras já estão em processo de licitação

“Algumas dessas melhorias inclusive já estão com licitação para ser homologada. Eu acredito que já na próxima visita do Tribunal estaremos em obra”, disse, esperançosa, a secretária de Saúde de Campo Novo de Rondônia, Edimara da Silva.

COMPROMISSO COM O CIDADÃO

A fiscalização do TCE-RO faz parte de um ciclo contínuo de acompanhamento da saúde pública em todo o estado. O objetivo é garantir que o cidadão receba um atendimento digno, eficiente e humano e que o investimento dos recursos públicos gere resultados concretos.

“O TCE fica feliz com o que viu aqui em Campo Novo, porque é a solução dos problemas que foram apontados”, disse o secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cézar Filho

“O TCE fica feliz com o que viu aqui em Campo Novo, porque é a solução dos problemas que foram apontados. Ainda há falhas, mas com diálogo e vontade, cumprimos o propósito. A administração municipal tem sucesso, a população tem saúde de qualidade e o TCE cumpre sua missão”, completou o secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cézar Filho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo