Transformando a educação em Rondônia: comunicação e diversidade são abordadas no MBA promovido pelo TCE

A comunicação estratégica no ambiente educacional e a diversidade dialógica são os temas centrais de mais um módulo do curso de MBA em Gestão Escolar, pós-graduação “lato sensu” promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
As aulas aconteceram nesta quinta-feira (16/10) e sexta-feira (17/10), na Escola Superior de Contas (ESCon), braço pedagógico do TCE-RO.
Participam da formação, gestores dos municípios que aderiram ao Programa Formação de Gestores Escolares das Escolas Públicas do Estado de Rondônia, iniciativa do Tribunal de Contas voltada à qualificação da gestão educacional.

INSTRUTORES E TEMÁTICAS
Os conteúdos são conduzidos pelos professores Renato Fernandes Caetano, Luciana da Silveira Canizella e Wendell Rodrigues, que compartilham conhecimentos sobre temas fundamentais para a transformação da educação pública.

Durante o módulo, são abordados assuntos como:
• Gestão democrática e sua relação com o Plano Nacional de Educação;
• Tecnologia aplicada à educação e metodologias inovadoras;
• Educação inclusiva;
• Comunicação digital na escola.
Conforme destacam os professores, a proposta do módulo é contribuir na formação continuada dos gestores escolares, a fim de implementar práticas de gestão educacional que promovam a diversidade e a melhoria no processo de comunicação.

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Ações realizadas pelo TCE, como o MBA, buscam aprimorar a gestão e a qualidade do ensino em Rondônia, resultando em uma educação de melhor qualidade e mais equidade.
Também inspiram gestores e impulsionam transformações efetivas nas escolas rondonienses, com um trabalho que se consolida como referência no país.
O Programa FGE se estrutura como uma política formativa com coerência interna (entre concepção, objetivos, conteúdos e metodologias) e externa (com o marco legal e os objetivos estratégicos do TCE-RO).
Atende a uma demanda histórica da educação pública: a qualificação ética, técnica e política dos sujeitos que ocupam os espaços de liderança nas escolas.