Mais qualidade e nutrição para os alunos: TCE-RO fiscaliza merenda escolar em 6 cidades da Zona da Mata
Garantir merenda escolar de boa qualidade, segura e nutritiva para todos os alunos.
Esse é o objetivo da grande fiscalização realizada, de 20 a 24 de outubro, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) em seis municípios da região da Zona Mata rondoniense.
O trabalho contempla Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, São Felipe do Oeste e Santa Luzia do Oeste.

Nessa primeira etapa, o foco são as creches e escolas de ensino fundamental I, tanto na cidade quanto no campo.
O TCE-RO analisará tudo de perto para ver se a comida que as crianças recebem é de qualidade e se o dinheiro público está sendo usado da forma certa.
CADA DETALHE INTERESSA
Na fiscalização, a equipe do Tribunal de Contas vai olhar, com atenção, para cada detalhe da merenda escolar, como o cardápio: se é variado, equilibrado e tem todos os nutrientes que as crianças precisam.

Também se a comida oferecida tem a quantidade certa de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a saúde dos alunos.
Outro ponto importante: se os alimentos estão sendo armazenados em locais limpos, organizados e com a temperatura correta para evitar que estraguem, assim como a qualidade e limpeza dos alimentos.

ONDE A COMIDA É PREPARADA
Onde a comida é preparada também está entre os itens que o TCE vai conferir. Se a cozinha está limpa, organizada e se os equipamentos e utensílios (panelas, talheres) estão em boas condições de uso.
Se as pessoas que preparam a merenda estão usando roupas e equipamentos adequados e se estão seguindo as regras de higiene na hora de cozinhar. E, também, se a merenda está sendo distribuída em um local limpo e organizado, e se as crianças estão recebendo a comida de forma segura.

OUVINDO OS CONSELHOS E PROFISSIONAIS
O Tribunal de Contas ainda saber se os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), responsáveis por fiscalizar a merenda, estão fazendo seu trabalho.
E, ainda, escuta ativa junto a diretores, professores e demais profissionais da educação, para saber o que eles acham da merenda oferecida nas escolas.
“Queremos ter certeza de que a merenda escolar está ajudando os alunos a crescerem com saúde e a aprenderem cada vez mais. Estamos trabalhando para garantir que o dinheiro público seja usado da forma certa e que as crianças recebam uma alimentação de qualidade”, disse Regis Ximenes, secretário-geral adjunto de Controle Externo do TCERO.
O QUE ACONTECE APÓS A FISCALIZAÇÃO
Depois das fiscalizações, o TCE-RO fará um relatório mostrando o que foi encontrado em cada município e o que precisa ser melhorado. Esses resultados serão apresentados aos gestores.

Depois o relatório será submetido ao relator temático da educação, para deliberação quanto às ações a serem executados pelo município em prazo a ser estabelecido. O TCE continuará acompanhando de perto para garantir que as mudanças sejam feitas. O objetivo é que todos os alunos tenham acesso a uma alimentação escolar de qualidade, que contribua para o seu desenvolvimento e bem-estar.




