TCE e MPC debatem com lideranças nacionais aprimoramento de ações na educação de Rondônia
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) receberam, nesta sexta-feira (24/10), representantes de organismos nacionais para debater avanços e alinhar estratégias voltadas à efetividade da política pública educacional.
A reunião teve como foco o fortalecimento da atuação conjunta entre instituições públicas e sociedade civil organizada, com destaque para iniciativas como o GAEPE (Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação), que tem gerado impactos positivos em Rondônia e servido de referência para outros estados.
REUNIÃO PRODUTIVA
Participaram do encontro, os conselheiros do TCE-RO, Paulo Curi Neto, Euler Mello e Jailson Viana, e o conselheiro-substituto Omar Dias. Pelo MPC-RO, estiveram presentes o procurador-geral Miguidônio Loiola Neto e o procurador Adilson de Medeiros.
Eles recepcionaram os visitantes: o conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, e a presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti.
ATUAÇÃO DO TCE-RO NA EDUCAÇÃO É DESTACADA
Durante o encontro, os convidados elogiaram a atuação do TCE-RO e reforçaram a importância da articulação institucional para garantir o direito à educação.
“Aqui, em Rondônia, há um exemplo notável, que é o GAEPE, uma governança de caráter horizontal que mobiliza poderes, órgãos e entidades em torno da concretização do direito fundamental à educação, com foco na primeira infância. O trabalho realizado aqui já serve de referência para todo o país”, afirmou o conselheiro Miola.
“Foi em Rondônia que criamos o primeiro GAEPE do Brasil. Essa experiência, com o apoio efetivo dos Tribunais de Contas, tem gerado muitos frutos para a educação brasileira”, disse Alessandra Gotti.
A atuação dialógica e colaborativa junto às redes de ensino foi pontuada pelo procurador-geral Miguidônio Loiola Neto: “O Tribunal, o MPC, os municípios e o Estado têm alcançado resultados primorosos, seja na alfabetização na idade certa ou em outras áreas da política educacional”, completou.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE PARA O CIDADÃO
As ações realizadas pelo Tribunal de Contas buscam aprimorar a gestão e a qualidade do ensino em Rondônia, resultando em uma educação de melhor qualidade e mais equidade para os alunos.
Também inspiram gestores e impulsionam transformações efetivas nas salas de aula rondonienses, com um trabalho que se consolida como referência no país, em benefício de toda a população.



