TCE/Escon realiza curso de Fiscalização de Obras Públicas para engenheiros e arquitetos nesta sexta-feira
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), atendendo demanda do Sindicato dos Engenheiros do Estado (Senge-RO), realiza nesta sexta-feira (5) o curso “Fiscalização de Obras Públicas”, ministrado pelo servidor da Corte, auditor de Controle Externo Domingos Sávio Villar Caldeira.
Ao fazer a apresentação do instrutor, o diretor geral da Escola Superior de Contas, professor Raimundo Oliveira, informou que esta é a segunda vez que a Escon realiza este curso através de solicitação do Senge. Desta feita participaram 50 profissionais entre engenheiros civis e arquitetos da iniciativa privada.
A capacitação tem por objetivo uniformizar a metodologia de fiscalização, tanto para quem realiza a obra, como para quem a fiscaliza. Para tanto deve-se orientar os profissionais de engenharia e arquitetura a utilizar a mesma metodologia em todas as fases que integram a obra, desde o projeto básico até sua fiscalização, com o intuito de minimizar falhas formais, de execução e processuais a fim de garantir a realização de um empreendimento de qualidade e com transparência.
O instrutor Domingos Sávio é graduado em Engenharia Civil e Direito, especialista em Análise Ambiental. Já ministrou curso com essa mesma temática no mês de março por ocasião do Seminário Fechando as Contas realizado pelo TCE-RO e no mês de maio atendendo solicitação do Senge-RO, por ocasião do XIII Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Coesenge).
O curso está sendo realizado na sala II da Escon, localizada no 2º andar no prédio-sede do Tribunal de Contas, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com carga horária de oito horas. Ao final será expedido certificado aos participantes.