Pular para o conteúdo
Sem categoria

25 anos da 1ª posse no TCE

“A criação do Tribunal de Contas é uma das responsabilidades que tenho como governador do Estado. E a escolha dos senhores, como conselheiros e procurador de Contas, obedeceu ao mesmo critério que tenho usado para escolher aqueles que fazem parte da nossa equipe de trabalho”.

A frase foi do governador Jorge Teixeira, há 25 anos, no dia 22 de abril de 1983, no auditório do Palácio Presidente Vargas, quando da posse da primeira composição do TCE-RO, os conselheiros José Renato da Frota Uchoa, José Baptista de Lima, Zizomar Procópio de Oliveira, Miguel Roumiê, Hélio Máximo Pereira, José Gomes de Melo e Bader Massud Jorge, além do Procurador-Geral do MP de Contas Kazunari Nakashima.

Em nome dos empossados, o conselheiro Miguel Roumiê lembrou a importância da “nossa responsabilidade, porque de nossas decisões sairá o retrato falado da administração pública de Rondônia, e o comportamento da despesa pública”.

Daquele primeiro grupo da implantação do TCE, os únicos que continuam na ativa são o conselheiro José Gomes de Melo, seu atual presidente, e o Procurador-Geral do MP de Contas Kazunari Nakashima.

A cerimônia contou com presenças, dentre outros, do presidente da Assembléia Constituinte, deputado José Bianco; do prefeito de Porto Velho, engenheiro Sebastião Valladares; do presidente do Poder Judiciário, desembargador Fouad Darwich Zacharias e do reitor da Unir, professor Euro Tourinho Filho.

As datas de criação (31 de janeiro/1983), da posse dos primeiros membros e da instalação do TCE-RO (27 de maio/1983), serão comemoradas no período de 26 a 28 de maio próximo, com a realização do eventos denominados Painel Amazônico e Potecialidades de Rondônia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo