Pular para o conteúdo
Notícias

Porta com detector de metais e aparelho de raio X reforçam segurança na sede do TCE

Buscando ampliar ainda mais a segurança, tanto para o público interno quanto externo, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) implanta, a partir da próxima segunda-feira (8), detectores de metais e de aparelho de raio X para acesso às dependências de sua sede, em Porto Velho.

Para adentrar as dependências do TCE, todos deverão passar pelo portal detector de metais

Instituída pela Portaria nº 140/2019, a partir de normativo interno (Resolução nº 197/2015/TCE-RO) e de diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros, a nova regra determina que todas as pessoas que adentrarem as dependências dos prédios da Corte deverão, obrigatoriamente, passar pelo detector de metais, instalado próximo à portaria da sede.

O portal permite a passagem de volumes semelhantes ao de um celular. Desse modo, bolsas e sacolas, por exemplo, deverão ser submetidos ao scanner de raio X. O portal só irá liberar a passagem caso não detecte nenhum tipo de metal junto ao corpo da pessoa. Se houver, será emitido um sinal sonoro. Persistindo o alarme, os agentes de segurança farão a inspeção com auxílio de um detector manual e/ou inspeção visual.

Mesmo com o devido registro e porte, não será permitida a entrada de pessoas armadas no interior dos prédios do TCE (excetuando-se policiais e agentes de segurança em ato de serviço). Nessas situações, o usuário será conduzido à sala da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), para desmuniciar a arma e guardá-la, mediante recibo. Ao sair do prédio o armamento será devolvido.

GESTANTES

Gestantes e portadores de marca-passo ou implante coclear não precisarão passar pelo portal. Nesses casos, a vistoria será feita com o auxílio de detectores manuais. Os volumes também serão submetidos ao aparelho de raio X.

Todos os sistemas e aparelhos serão operacionalizados pela equipe de segurança do Tribunal, com monitoramento e suporte dos servidores lotados na Assessoria de Segurança Institucional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo