O programa oferece assessoria técnica para apoiar a concepção e implementação da política de alfabetização, por meio de diagnósticos e orientações organizadas em um caderno da sistemática de acompanhamento da política
Durante o Fórum Estadual Extraordinário, iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Rondônia (Undime-RO), foi feita uma explanação sobre o início do PAIC, que ocorreu a partir da cooperação entre o TCE e a Secretaria de Educação de Porto Velho e se estendeu ao Vale do Jamari, alcançando os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.
Com esses municípios foram realizados encontros de formação dos profissionais das redes de ensino que atuam diretamente no ciclo de alfabetização, incluindo professores alfabetizadores, gestores e supervisores escolares.
O programa oferece, ainda, assessoria técnica para apoiar a concepção e implementação da política de alfabetização, por meio de diagnósticos e orientações organizadas em um caderno da sistemática de acompanhamento da política.
A definição de um conjunto de indicadores e metas pactuados com a rede é tarefa fundamental neste processo e garante a convergência de esforços para o alcance de resultados junto aos estudantes.
EXTENSÃO DO PROGRAMA
Conforme seu cronograma, o PAIC será estendido aos demais municípios e redes de ensino do Estado. A primeira etapa desse processo é a mobilização dos gestores, que está em curso. O passo seguinte é a organização em bloco dos municípios que aderirem ao programa, seguido do plano executivo.
Por fim, foi destacado pelos representantes do TCE-RO, o fato de o programa – cuja adesão é facultativa – exigir a adoção de práticas de governança e gestão que dependem de articulação e cooperação de todos os atores, em especial dos agentes políticos locais.