Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

TCE-RO realiza Encontro Formativo do Bloco IV com gestores escolares em Vilhena, representado pelo Conselheiro Relator

Na oportunidade, o Conselheiro Jailson Viana de Almeida participou da mesa de honra do evento, juntamente com autoridades representantes de órgãos estaduais e dos municípios

Dando continuidade às atividades do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em parceria com as redes municipais de ensino, foi realizada, nessa terça-feira (14/3), a abertura do encontro formativo envolvendo gestores, professores, técnicos educacionais, secretários e coordenadores do programa nos municípios do Bloco IV.

A solenidade ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Vilhena e contou com a participação de representantes de outros municípios do Cone Sul, a exemplo de Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Colorado do Oeste e Corumbiara.

Além de representantes dos municípios, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, a mesa de honra de abertura do encontro formativo contou com a participação do Conselheiro Jailson Viana de Almeida, que é relator das contas do município de Vilhena e foi designado pela Presidência do TCE-RO para representar o órgão na solenidade.

Também participaram do evento as especialistas do Tribunal de Contas na área da educação, Rita de Cássia Paulon e Suely Amaral, assim como a Assessora da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Gabriela Mafra.

Em sua fala aos presentes, o Conselheiro destacou a importância do Tribunal de Contas como indutor das políticas públicas na educação, o qual, inclusive, integra eixo estratégico da Instituição. “Saliento o papel do Tribunal de Contas nesse processo, ajudando a alavancar os índices de alfabetização por meio do aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nessa área”, acentuou.

OBJETIVOS

O Programa PAIC é voltado ao aprimoramento do desenho da política de alfabetização, a partir de um amplo diagnóstico autoavaliativo de controles. Nesse aspecto, são adotadas estratégicas para formação de gestores, técnicos e professores para as redes parceiras a fim de contribuir na implementação das políticas públicas educacionais, passando desse modo para a implementação de práticas pedagógicas e de gestão necessárias para alavancar os resultados educacionais.

A professora Rita Paulon, especialista do TCE na área educacional, falou aos presentes no evento

Dentro desse espectro, os encontros formativos têm como objetivos centrais gerar espaços de discussão coletiva a partir da análise dos dados da avaliação diagnóstica, compartilhar ações e boas práticas que já estão sendo implementadas para a estruturação da política de alfabetização, elaborar novas estratégias e ações com foco no alcance das metas e resultados de alfabetização.

Além de apoiar as redes para elaboração do Plano de Ações para 2023 em curto e médio prazo. Em Vilhena, o encontro formativo seguirá até a próxima sexta-feira (17/3), com atividades em dois períodos voltados a gestores, supervisores e coordenadores do programa nos municípios que integram o Bloco IV.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo