DestaqueInstitucionalTCE-RO

Resultados obtidos com a implementação do PAIC em Ariquemes são destaque

Foram ainda destacados para os representantes do TCE-RO ações, desafios e estratégicas desenvolvidos pelo Comitê Gestor visando à implementação do programa no município

Ações, objetivos e os resultados obtidos com a implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) em Ariquemes foram destaque na apresentação feita pelo Conselho Gestor do programa no município a representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), na manhã dessa segunda-feira (19/12), no auditório da Prefeitura de Ariquemes.

Organizada pela Secretária Municipal de Educação, Elenice Salete Medeiros Piana, a atividade contou ainda com a participação de representantes da Controladoria Interna, do Conselho Municipal de Educação e da equipe de Coordenação do PAIC no âmbito do município de Ariquemes.

Pelo TCE-RO, participaram o Conselheiro Edilson de Sousa Silva, relator das contas daquele município; o Secretário-Geral de Controle Externo, Marcus Cezar Santos Filho; o Secretário de Planejamento, Felipe de Paula; e as professoras Rita Paulon e Suely Amaral, consultoras do PAIC.

A apresentação dos resultados foi feita pela Coordenadora do PAIC em Ariquemes, professora Lisandra Gonçalves de Souza, que, além de breve histórico sobre o desenvolvimento do programa, falou das ações, desafios e estratégias estabelecidas a fim de alcançar os resultados pretendidos.

Quanto às metas pactuadas, foram destacadas: nenhuma criança apenas pré-silábica até junho de 2022 e 100% das crianças alfabetizadas até este mês de dezembro. Ambas foram alcançadas com sucesso, conforme a exposição e destaque feito pela Secretária de Educação e sua equipe.

CÂMARA DE VEREADORES

Ao final da apresentação, o Conselheiro Edilson Silva enfatizou o trabalho realizado pela rede de ensino em Ariquemes, com o suporte do Tribunal de Contas, uma parceria que, segundo ele, proporcionou uma mudança radical no quadro educacional e com frutos que ainda se estenderão ao longo dos anos.

“Não tenho dúvida que essa ação já é uma referência na educação do Brasil, pois está ecoando nos ouvidos de nossas autoridades”, disse, acrescentando com um chamamento a que todos continuem abraçando e internalizando o Programa de Alfabetização: “Me emociono, pois sei da importância da educação, em sua condição de modificar a vida das pessoas, como modificou a minha”.

O Conselheiro Edilson de Sousa Silva e a professora Rita Paulon, consultora do TCE-RO, apresentaram os resultados aos vereadores de Ariquemes

Encerrada a reunião com o Comitê Gestor da Educação, a equipe do TCE-RO se dirigiu à Câmara de Vereadores local, a fim de apresentar os resultados e os números para os representantes do Legislativo Municipal. Na ocasião, a professora Rita Paulon, consultora do TCE-RO, e o Conselheiro Edilson Silva também esclareceram dúvidas dos vereadores a respeito do programa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo