Formação dos novos auditores de controle externo é retomada no TCE
As atividades do curso de formação dos novos auditores de controle externo do Tribunal de Contas (TCE-RO) foram retomadas nessa segunda-feira (10/7), na Escola Superior de Contas (ESCon).
Desta vez, a capacitação tem como foco a responsabilização pessoal e a dosimetria da sanção no âmbito dos Tribunais de Contas. Como instrutor, atua o Conselheiro Wilber Coimbra, que, além dos conhecimentos oriundos de sua experiência na Administração Pública, possui robusta formação acadêmica.
Entre outras abordagens, o Conselheiro Wilber, inicialmente, lembrou que a qualidade de gestão surge da eficiência, eficácia e efetividade na articulação, direção e regulagem dos desempenhos dos indivíduos e dos sistemas.
Ainda durante sua exposição, ressaltou, entre os subtemas abordados, pontos como segurança jurídica, confiança, legitimidade institucional e análise econômica do direito.
De modo interativo com os participantes da capacitação, o Conselheiro discorreu sobre a importante função dos Tribunais de Contas de representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados, conforme disposto no artigo 71 da Constituição Federal de 1988.
A capacitação com o Conselheiro Wilber Coimbra teve continuidade ao longo da segunda-feira. Já o curso de formação prosseguirá até o mês de setembro, totalizando 400 horas-aula.