1ª Sessão Extraordinária Telepresencial do Tribunal Pleno de 30.04.2024

Acompanhar Sessão
Pular para o conteúdo
Sem categoria

Novo sistema da SGI vai permitir monitoramento da rede do TCE

Os servidores da Secretaria-Geral de Informática (SGI) do Tribunal de Contas (TCE-RO), participaram, nesta sexta-feira (1º), de uma apresentação do novo serviço de monitoramento através do sistema Nagios.

Segundo o diretor do Departamento de Suporte e Operação (Desupo), Charles Rogério Vasconcelos, esse novo software permite o monitoramento de todos os serviços de rede do Tribunal, que engloba o link de Internet, a disponibilidade dos roteadores do prédio, recursos computacionais, entre outros.

Ele explicou que os administradores de rede recebem as informações do sistema sobre problemas que aconteceram ou que poderão ocorrer na rede, através de e-mail e mensagens para celular. “Eu, o Marco Hey e o Cleyton Rios recebemos essas mensagens”, informou Charles Vasconcelos. “Além disso, este sistema facilita e agiliza o trabalho, e até evita problemas futuros na rede do Tribunal”, complementou.

O diretor do Desupo também informou que além dos três administradores de rede, os outros servidores da SGI participaram da apresentação do novo sistema, pois toda a Secretaria trabalhará em conjunto para apontar o que o serviço oferece e o que pode ser monitorado através do sistema.

O secretário-geral de Informática, Silvio Bueno, informou que este sistema também se estenderá aos equipamentos das regionais de Vilhena, Cacoal e Ariquemes. “Nos próximos 30 dias, queremos deixar tudo interligado ao Nagios, assim teremos o monitoramento geral da rede”, informou o titular da SGI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo