Pular para o conteúdo
TCE-RO

Com nota histórica, TCE-RO é Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública pela 3ª vez seguida

Um resultado histórico. Com 99,23%, o portal eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) recebeu, pelo terceiro ano seguido, o Selo Diamante de Qualidade do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

O resultado final da avaliação feita pelos Tribunais de Contas foi divulgado, nesta quarta-feira (13/11), durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu (Paraná).

Ao receber o selo, o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, reconheceu a conquista como uma honraria e o reflexo da união, do compromisso e da integridade de todos os membros e servidores.

“Essa vitória é fruto do esforço conjunto, da abnegação e da busca incessante por excelência e ética no serviço público. Em cada processo, cada relatório, cada decisão e cada atitude, a transparência está presente como um valor que nos define e nos guia”, destacou.

O QUE É

O índice de transparência é divulgado pelo Radar da Transparência Pública, iniciativa que envolve a análise de mais de 8 mil portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da administração indireta federal.

Trata-se de uma ação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

O objeto da avaliação é a transparência ativa – isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação.

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra,
recebeu a premiação em Foz do Iguaçu, no Paraná

ESFORÇO CONJUNTO

Para o presidente do TCE-RO, a conquista do selo é uma mensagem clara e poderosa para a sociedade do compromisso da instituição com a integridade.

“Reafirmamos nosso compromisso em ser uma instituição responsável, acessível e exemplar. Agradeço profundamente a cada um dos servidores, que com dedicação e espírito de equipe, tornam o TCE-RO um símbolo de respeito, confiança e inspiração”, disse.

CRITÉRIOS

Esta terceira edição do PNTP trouxe, como inovação, a padronização do processo. Para garantir, ainda mais, efetividade ao trabalho de validação das equipes dos Tribunais de Contas, o controle foi realizado por equipe qualificada da Atricon sobre portais selecionados de todos os estados.

No levantamento, os sites públicos são classificados nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Intermediário, Básico, Inicial ou Inexistente, de acordo com o Índice de Transparência alcançado.

Os dados detalhados estão disponibilizados na página do Radar da Transparência Pública (disponível neste link: https://radardatransparencia.atricon.org.br/radar-da-transparencia-publica.html), que também dá acesso aos seus usuários aos links correspondentes a cada informação disponibilizada pelos Poderes, órgãos e entidades públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo