Iniciativa de sucesso do TCE-RO na Educação será replicada na Saúde

O sucesso de uma ação pioneira, capitaneada pelo Tribunal de Contas do Estado, na área da Educação em Rondônia e a possibilidade de sua replicação na área da Saúde foram debatidos, durante reunião no TCE-RO.
A reunião teve a presença do presidente do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, dos conselheiros Paulo Curi Neto e Jailson Viana. Também da presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti.
Na ocasião, foi destacada a iniciativa exitosa em Rondônia do Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas Educacionais (Gaepe-RO).
Ele reúne órgãos de controle, justiça e gestão pública, sob a coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), para definir ações estratégicas na educação.
A ideia é usar organismo semelhante, na área da saúde, com foco na redução da mortalidade materna e infantil na região do Madeira-Mamoré.
MODELO DE SUCESSO
Por meio do Gaepe-RO, a educação rondoniense tem colhidos excelentes frutos.
Com reuniões quinzenais, o Gabinete ajudou a reforçar a evasão escolar e implementar programas, como a Busca Ativa Escolar (BAE), o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o Central de Vagas e o Primeiros Passos.
Essa articulação impulsionou Rondônia da 17ª para a 5ª posição em alfabetização no Brasil entre 2022 e 2023 e serviu de referência para outros estados.
Agora, o modelo será replicado para aprimorar a governança na saúde e enfrentar os desafios históricos da área.