Orgulho de Servir: a trajetória de Régis Ximenes no TCE-RO

Mais do que servidores públicos, quem trabalha no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) carrega o “Orgulho de Servir” ao povo rondoniense.
Nossos servidores têm histórias, paixões, pontos em comum, dedicam seu tempo e energia às atividades e ações realizadas, diariamente, no TCE, para impactar o cidadão.
Apresentamos Francisco Régis Ximenes de Almeida, Secretário-Geral Adjunto da Secretaria-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas.
A VIDA E DEDICAÇÃO EM SERVIR

Régis, como é mais conhecido pelos colegas de trabalho, amigos e familiares, é natural de Porto Velho, capital de Rondônia. Uma cidade marcada pela diversidade cultural, que é formada por pessoas de várias regiões do Brasil.
No caso de Régis não foi diferente. Sua família veio do Nordeste.
“Meus pais vieram do Ceará, mas nasci e cresci aqui. Eles eram comerciantes”, destaca.
Ao acompanhar o pai no comércio, nasceu o desejo de trabalhar com pessoas. Foi nesse período que decidiu cursar Economia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ao longo da graduação, também cresceu a vontade de seguir carreira no serviço público. Em 2006, concluiu o curso.
Seu primeiro trabalho foi no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Porto Velho. Lá, ele permaneceu por três anos. Aprovado no concurso do TCE-RO de 2007, foi convocado em 2009 para atuar como auditor de controle externo.
Desde então, buscou se especializar. Concluiu duas pós-graduações, uma em Metodologia do Ensino Superior e outra em Auditoria do Setor Público.
Com 16 anos de atuação no Tribunal e muita dedicação, tornou-se Secretário-Geral Adjunto da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), unidade responsável por fiscalizações em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
A função de Régis envolve, principalmente, a parte estratégica do Controle Externo. Acompanha os setores especializados em sua atuação cotidiana, busca garantir que os processos internos funcionem bem e que os resultados cheguem de fato à população.
“Penso que quando nos deparamos com uma situação, não é só aquela questão de ‘Estou analisando um processo’, mas, sim, como aquilo vai enfrentar a causa daquele problema e melhorar a qualidade de vida do cidadão”, explica.
Régis também atua em auditorias, instauração de processos, atendimento ao público e fiscalizações presenciais. Para ele, não basta permanecer na sede do TCE, também é preciso ir até onde os fatos acontecem para compreender de perto as dificuldades da população.
Como servidor em posição de liderança, acrescenta:
“A ideia é transmitir isso aos colegas: que temos nossas obrigações, mas também precisamos conhecer como é a realidade local. Quando a gente volta para cá, isso amplia nossa visão”.
Ao analisar cenários e identificar as demandas mais urgentes, a equipe define prioridades e orienta os gestores responsáveis para que sigam os melhores caminhos. Assim, quem ganha é a população, com serviços públicos mais eficientes e de maior qualidade.
RÉGIS: HOMEM DE FAMÍLIA
Dedicado e carinhoso, ele é pai de duas meninas. É casado, há 13 anos, com uma porto-velhense.
“Elas são meu refúgio. Quando vou para casa e chego lá, eu me recarrego junto da minha família”, conta Régis, com um sorriso genuíno no rosto.
Ele deixa claro o quanto a família é um dos pilares mais importantes da sua vida.
Também valoriza muito os 3 irmãos (um homem e duas mulheres) e não abre mão de compartilhar momentos com os parentes.
“Como a família é numerosa, a gente sempre está se reunindo em eventos”, comenta Régis.
No tempo livre, também gosta de ler, assistir a séries e filmes dramáticos.
Ele adora viajar. “Quem não gosta? É bom conhecer lugares e contemplar coisas novas”, destaca.
Este é Régis Ximenes, um servidor que tem Orgulho de Servir.