Obra na clínica cardiovascular do Hospital de Base avança graças à fiscalização do TCE-RO

Com 94% da obra executada, a reforma da clínica cardiovascular do Hospital de Base avança com as fiscalizações permanentes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Desde o início deste ano, o órgão acompanha reformas em diferentes alas do hospital, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade.
O objetivo é assegurar um atendimento digno aos cidadãos e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

FASE FINAL DA OBRA
Durante fiscalização realizada nesta sexta-feira (17/10), a equipe do TCE-RO constatou que restam apenas ajustes finais, como a instalação da rede de gases medicinais, espelhos nos banheiros, esquadrias, portas de vidro e limpeza geral.
A previsão é que tudo esteja pronto até o dia 30 de outubro.

“Fiscalizar é sempre bom. É dinheiro nosso mesmo, então vocês mesmo estão trabalhando para garantir a boa aplicação”, disse Aldiclei Pereira Ramos, acompanhante do paciente no hospital.
Além da reforma completa do prédio, foram feitas melhorias na rede elétrica, pintura interna, externa e substituição parcial da cobertura.

Robson Lenz, arquiteto da Secretaria Estadual de Saúde e fiscal da obra, explica: “Nos próximos dias, a gente vai entregar esse prédio todo reformado. Para o uso da unidade e para a melhoria do atendimento aos pacientes, o que é muito importante para o Hospital de Base”.

O diretor-adjunto do HB, Élcio Cardoso, enfatizou: “Mais uma parceria com o TCE-RO, não só aqui, do Hospital de Base, mas da Secretaria de Saúde também”.

OBRAS CONCLUÍDAS GRAÇAS À ATUAÇÃO DO TCE-RO
A atuação do TCE-RO não se limita à clínica cardiovascular. Graças ao trabalho de fiscalização, outras obras já foram concluídas ao longo do ano, como a nova ala de neurologia, o centro cirúrgico e a maternidade.
Para Gilberto Barbosa de Oliveira, acompanhante de paciente, a diferença na estrutura do hospital é visível.

“O ar-condicionado funciona perfeitamente, banheiro muito bom, acessível até para os cadeirantes. Parabéns ao Tribunal de Contas pela fiscalização”, destacou.
A enfermeira do hospital, Anglayce Carvalho, ressalta os impactos positivos na rotina de trabalho.

“Teve melhoria nas enfermarias, nos banheiros. É de grande importância essa avaliação de vocês, porque é uma melhoria em geral, tanto para os profissionais quanto para a população”, acentuou.
Desde o início das fiscalizações, o TCE-RO, em diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estabeleceu prazos e passou a monitorar o andamento das obras, com apoio de engenheiros e técnicos especializados.
Sara Ribeiro da Silva, técnica de enfermagem, reforça a importância da continuidade desse trabalho:

“A estrutura é muito bem-feita, tudo muito organizado, novo. Acho importante que o Tribunal de Contas fiscalize as obras, porque é patrimônio público e deve ter essa fiscalização contínua”.
COMPROMISSO COM A MELHORIA
O Tribunal de Contas seguirá acompanhando de forma permanente as reformas no Hospital de Base.
O monitoramento técnico continuará com foco na boa execução das obras e na entrega de um serviço público mais efetivo, humano e digno à população.