Após atuação do TCE-RO, município de Ariquemes soluciona falta de segurança em UPA e beneficia profissionais da saúde e cidadão
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) retornou, neste sábado (1º de novembro), ao município de Ariquemes para mais uma rodada de fiscalizações na UPA e no Hospital Municipal.
A ação, que integra o Programa de Fiscalização Permanente na Saúde, trouxe à tona um grande avanço: foi solucionada a questão da falta de segurança na UPA municipal, que colocava em risco o trabalho dos profissionais da saúde e o atendimento aos cidadãos.
“A municipalidade deu resposta e comprovamos aqui que a Guarda Municipal de Ariquemes está trabalhando na segurança dos pacientes e profissionais da saúde na UPA”, ressaltou o secretário-geral de Controle Externo do TCE, Marcus Cézar Filho, que acompanha toda a ação.


DIÁLOGO PARA BUSCAR SOLUÇÃO
A falta de segurança na UPA foi detectada nas fiscalizações que o Tribunal tem realizado a cada 15 dias em Ariquemes.

A equipe de auditores verificou que um portão lateral estava aberto, sem controle de acesso, e não havia vigilância armada ou câmeras.
A situação logo foi notificada pela equipe do TCE-RO à Prefeitura, que, de modo imediato, resolveu o problema.


“Estamos todos imbuídos na mesma proposta, que é melhorar. Na última visita do TCE, tivemos essa questão da segurança das unidades, que foi resolvida”, disse a controladora-geral do município, Sônia Félix Maciel.
Os profissionais da saúde agradecem: “Já temos a guarda fazendo a ronda ostensiva na unidade e assim nos sentimos mais seguros. É melhor para trabalhar e atender a população”, disse a gestora da UPA de Ariquemes, Wanderly Carvalho.
HOSPITAL MUNICIPAL TAMBÉM SOFRE COM SEGURANÇA
A questão da segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes também foi verificada no Hospital Municipal de Ariquemes. A unidade passou, recentemente, por substituição em sua direção.

O Tribunal de Contas estará monitorando todos esses apontamentos, nas próximas fiscalizações.
FISCALIZAR PARA TRANSFORMAR A REALIDADE DA SAÚDE
O trabalho do Tribunal de Contas na UPA e no Hospital Municipal envolveu ainda a verificação da oferta de medicamentos, realização de exames, estado de equipamentos, presença de profissionais da saúde e limpeza das unidades.

Ouviu ainda a população, os profissionais da saúde e gestores para induzir novas melhorias concretas no atendimento e nas condições de trabalho, reforçando o papel pedagógico e transformador do Tribunal.
“É o Tribunal de Contas fazendo a diferença na vida do cidadão”, destaca o secretário-geral Marcus Cézar.




