Atuação do TCE-RO garante reforma da ala cardiovascular do HB e melhora atendimento à população e condições de trabalho aos profissionais da saúde
Após mais de duas décadas de espera, foi concluída nesta semana a reforma da ala de clínica cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.
A obra é essencial para assegurar um atendimento digno aos cidadãos e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.
Ao longo do processo, tem havido monitoramento técnico permanente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que acompanha as reformas emergenciais na unidade hospitalar.

ATUAÇÃO EFETIVA E CONTÍNUA DO TCE GERA MELHORIAS NO HB
O trabalho de fiscalização do Tribunal de Contas no Hospital de Base remonta ao início do ano. Em fevereiro, a equipe técnica visitou o hospital e identificou, principalmente, a necessidade de reformas nas alas cardiológica, neurológica, clínica médica e ortopédica.

A partir de então, o Tribunal de Contas manteve diálogo constante com a gestão estadual, estabelecendo prazos para a execução das obras. Tem, ainda, cobrado, em tempo real, o cumprimento do cronograma das obras.
As visitas semanais realizadas pelo órgão incluem a atuação de profissionais especializados, como engenheiros, que acompanham o andamento das reformas.

Nessas visitas, a equipe verifica a evolução dos serviços e, sobretudo, manter o monitoramento contínuo com o objetivo de induzir melhorias e promover os ajustes necessários à boa execução das obras.
A atuação do TCE-RO, desde o início da obra, tem contribuído diretamente para o progresso das reformas. O monitoramento ativo permite ajustes rápidos, com mais qualidade, segurança e efetividade.

MELHORIAS NO ATENDIMENTO E NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
O trabalho do TCE-RO tem proporcionado melhorias expressivas em diversas áreas do Hospital de Base. A ala cardiovascular não é exceção. Cada intervenção tem impacto direto no atendimento e na vida de pacientes e acompanhantes, assim como no trabalho realizado pelos profissionais da saúde.
Na ala cardiovascular, o acompanhamento iniciou em julho e se estendeu por todos os meses seguintes, com visitas semanais realizadas por engenheiros e técnicos especializados.
Nessas inspeções, a equipe verificava a evolução dos serviços e orientava ajustes para garantir a boa execução das obras.

“Esse é um trabalho muito importante para o Tribunal de Contas junto à Secretaria Estadual de Saúde. Os profissionais vão ter uma melhor qualidade de trabalho, impactando positivamente na qualidade do atendimento à saúde para a população”, destacou Leonardo da Costa, auditor de controle externo do TCE-RO.
MELHOR ESTRUTURA PARA PACIENTES E PROFISSIONAIS
A reforma trouxe melhorias significativas: 15 enfermarias e 33 leitos clínicos com infraestrutura renovada.
As obras incluíram troca de pisos, revestimento das paredes, substituição de janelas e portas, pintura geral, reforma dos banheiros e atualização das instalações elétricas e hidrossanitárias.

Além disso, problemas antigos de acessibilidade foram corrigidos. Portas estreitas, que dificultavam a passagem de macas, foram substituídas por modelos mais amplos, garantindo mais segurança e conforto.
“Para nós, foi uma grande satisfação fazer parte dessa reforma. Quando a gente chegou aqui, a sala era bem insalubre. Hoje a ala encontra-se 100% apta para uso pelos usuários”, afirmou Maria de Fátima, engenheira civil responsável pela obra.

COMPROMISSO COM A MELHORIA
O Tribunal de Contas seguirá acompanhando de forma permanente as reformas no Hospital de Base.
O monitoramento técnico continuará com foco na boa execução das obras e na entrega de um serviço público mais efetivo, humano e digno à população, além de melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.



