TCE prestigia apresentação de resultados de projeto que fortalece a política assistencial em Rondônia
O Tribunal de Contas (TCE-RO) participou, nesta quinta-feira (27/11), da apresentação dos resultados da segunda etapa do projeto “Minha Proteção no Sistema Único de Assistência Social – MP-SUAS”, executado em 2025 pelo Ministério Público Estadual (MP-RO).
O projeto busca garantir o funcionamento adequado da rede socioassistencial, através do mapeamento e controle social dos municípios de Rondônia.
Esse ponto foi destacado pelo conselheiro-substituto do TCE, Francisco Júnior, em sua fala durante o evento.
“Assistimos aqui à apresentação dos resultados de um programa que trata de assistência social, uma das políticas públicas mais relevantes da atualidade”, acentuou.
PROJETO PERMITE DIAGNÓSTICO DO SISTEMA
O projeto MP-SUAS é uma iniciativa que permite o diagnóstico do funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de estruturas como CRAS, CREAS e Conselhos Municipais de Assistência Social.
Também avalia a rede de proteção à criança e ao adolescente, formada pelos Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE PARA O CIDADÃO
O acompanhamento feito pelos órgãos públicos e pela sociedade, especialmente nos municípios que passaram por transição administrativa, é fundamental, especialmente para evitar retrocessos nessa política pública.
Por meio de sua participação, o TCE-RO reafirma seu compromisso com políticas públicas efetivas, voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão rondoniense.




