Pular para o conteúdo
Sem categoria

Falta de critério para estimar quantitativo faz TCE suspender pregão do Cerimonial do Estado

O pregão eletrônico realizado pelo Estado para atender seu Departamento de Relações Públicas e Cerimonial com a contratação de serviços de locação de estrutura para eventos foi suspenso pela Superintendência de Compras e Licitações (Supel), após decisão monocrática do Tribunal de Contas (TCE), apontando irregularidades referentes ao edital.

Com estimativa de preço na ordem de R$ 1,6 milhão, o certame foi analisado pelo corpo técnico do TCE detectando-se dúvida quanto à real necessidade da administração estadual no que se refere ao montante do objeto da pretensa licitação, uma vez que não há, no termo de referência e tampouco no quadro estimativo, informações importantes e indispensáveis para justificar a necessidade da contratação pretendida.

Como exemplo, o TCE destaca o fato de que o edital prevê a locação de 8 mil cadeiras e 2 mil mesas para os eventos governamentais em Porto Velho, sendo que as solenidades realizadas na Capital, durante o exercício 2012, em sua maioria, foram promovidas em locais que já possuíam o suporte de acomodação, como auditórios e salas de reuniões.

Ressalta ainda o Tribunal que, embora o registro de preços destina-se a aquisições futuras e incertas, a administração pública tem o dever legal de demonstrar os critérios técnicos para a estimativa do quantitativo licitado, com base em consumo aproximado o máximo possível da realidade.

A decisão monocrática aponta ainda irregularidade referente à ausência da minuta contratual, que deverá ser elaborada no presente caso em virtude da complexidade do objeto, o qual exige a estipulação, em instrumento próprio, das obrigações e dos deveres das partes envolvidas.

Diante desse cenário, o TCE determinou a suspensão do pregão eletrônico deflagrado pela administração estadual, até nova decisão da Corte de Contas. O processo de nº 1399/2013 também já foi analisado pelo Ministério Público de Contas (MPC), cujo parecer se encontra disponível no portal do TCE.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo