Pular para o conteúdo
Sem categoria

Novidades do Sigap proporcionarão a padronização das informações dos jurisdicionados

Tornar as informações disponibilizadas mais uniformes e com maior grau de precisão é uma das vantagens que as inovações introduzidas no Sistema Integração de Gestão e Auditoria Pública (Sigap) vão proporcionar ao Tribunal de Contas (TCE-RO) e aos órgãos jurisdicionados.

Essa explicação foi uma das muitas repassadas durante a reunião técnica realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do TCE, por servidores da Casa com empresas prestadoras de serviços na área de informática e contadores de prefeituras, câmaras, institutos e fundos dos municípios rondonienses.

A atividade, que é uma realização em conjunto da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) com a de Informática (SGI), tendo o apoio do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), teve como objetivo apresentar as novidades do Sigap, que passam a valer a partir do exercício 2011.

Coube ao secretário-geral de Controle Externo, Luiz Gomes da Silva Filho, fazer a abertura da reunião, destacando a importância dos sistemas computacionais para a otimização dos trabalhos dentro da Corte e também na relação com os órgãos jurisdicionados.

Logo depois os técnicos Marcelo Rech, da SGI, e Allan Cardoso Albuquerque, da SGCE, explicaram aos participantes as novidades e ferramentas que estarão sendo disponibilizadas, via Sigap, para o próximo exercício, além de esclarecer dúvidas sobre o programa e outros procedimentos referentes à análise das contas municipais.

De acordo com Rech, o Sigap vai, em 2011, unificar suas informações com as do LRF-Net, programa responsável pelo recebimento das informações necessárias à avaliação do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (limites de gastos com pessoal e da dívida pública, metas fiscais, resultados primários e nominal, entre outros).

“Esse é mais um passo para a unificação dos nossos sistemas, pois é preciso que as informações estejam batendo, que, portanto, sejam coesas”, disse o técnico, salientando que a unificação dos sistemas proporcionará ganho de produtividade, além de gerar a uniformização de procedimentos e informações para o TCE.

INTERNET

A integração entre Sigap e LRF-Net, ainda segundo Rech, não acontecerá de forma imediata, mas gradualmente ao longo de 2011. O próximo passo será o recebimento dos arquivos pela internet (download) e não mais em meio magnético (disquete, CDs e outros).

Já Allan Cardoso disse que, ao utilizar o sistema informatizado, o TCE pretende não apenas padronizar as informações que lhes são repassadas pelos jurisdicionados, mas também agilizar o tratamento e manipulação dessas informações, garantindo uma análise de contas mais precisa e consistente.

Uma nova reunião técnica será realizada pelo TCE, nesta sexta-feira (19), das 8 às 13 horas, para uma nova turma, composta por contadores e representantes de empresas prestadoras de serviços de informática aos municípios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo