Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Sem categoria

Conselheiros do Fundeb aprovam Seminário de Orientação realizado pelo TCE em Ouro Preto

Membros de Conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e servidores das áreas de controle interno e contabilidade de 13 municípios participaram do Seminário de Orientação realizado em Ouro Preto do Oeste pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), com organização da Escola Superior de Contas (Escon).

Iniciado na última quinta-feira (5), o seminário encerrou-se nessa sexta-feira (17), com um total de 16 horas-aula. Para realizar o evento – que em sua primeira etapa em Vilhena, nos dias 2 e 3, reuniu participantes de nove municípios –, o TCE contou com a parceria do Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Vilhena, e das Câmaras Municipais de Vilhena e Ouro Preto.

Falando aos participantes no encerramento oficial do seminário, o conselheiro-substituto Davi Dantas, que ministrou o curso juntamente com o assessor da Escon, Cláudio Uchôa, agradeceu a participação dos conselheiros do Fundeb e servidores municipais, bem como os parceiros na realização do evento.

Para Davi Dantas, o seminário serviu não só para capacitar os participantes, mas também conhecer um pouco da realidade vivida pelos conselheiros do Fundeb em seu dia a dia. “É preciso que os conselheiros saibam que sua atuação é essencial para assegurar a boa aplicação dos recursos públicos destinados à educação no município”, disse.

Nessa sexta-feira, último dia do evento, os conselheiros do Fundeb, além de tirarem dúvidas, participaram de dinâmicas e exercícios práticos. Eles aprovaram a realização do TCE: “Durante esses dois dias recebi informações que nunca pensei que saberia. E certamente esse conhecimento me será muito útil nas atividades no conselho”, disse o professor Jaconias Venâncio, que é conselheiro do município de Vale do Paraíso.

Conselheira do Fundeb do município de Mirante do Serra, Maria Duarte lamentou o fato de não ter participado de edições anteriores da capacitação oportunizada pelo TCE-RO: “As pessoas que querem ser conselheiras e exercerem bem seu papel, deveriam, necessariamente, passar por essa capacitação. Agradeço muito ao Tribunal”.

CORTE CIDADÃ

Encerrando também sua programação no interior, o programa Corte de Contas Cidadã teve uma apresentação em Ouro Preto do Oeste, na Escola Monteiro Lobato. O palestrante Claudio Uchôa, além de repassar noções de cidadania, ética e responsabilidade social, explicou aos estudantes o que é o Tribunal e suas funções como órgão fiscalizador dos gastos públicos, bem como a forma como podem auxiliá-lo em sua missão institucional. Também foi abordada a Ouvidoria do TCE, por meio de apresentação feita pela servidora Ana Lúcia da Silva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo