Sem categoria

Colorado do Oeste é atendido com auditoria de gestão do TCE

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) estão realizando, no município de Colorado do Oeste, uma auditoria na gestão do atual prefeito, Anedino Carlos Pereira, relativa ao primeiro semestre do exercício de 2010. A auditoria de gestão iniciou-se na última segunda-feira (25), com previsão de encerramento para esta sexta-feira (29).

Segundo Jorge Eurico de Aguiar, diretor técnico da 5ª Relatoria de Controle Externo, à qual pertence o município de Colorado do Oeste, o objetivo da auditoria é fazer uma avaliação ampla e objetiva da conformidade, economia, eficiência e efetividade da administração municipal.

“Essa auditoria também abrange o exame de diversos setores e serviços considerados mais importantes da Prefeitura Municipal, no qual constam os achados e recomendações, oportunidade em que é determinada ao gestor a elaboração de um plano de ações, contendo o que fazer e os prazos para que as recomendações formuladas sejam implementadas”, explica o diretor.

Jorge Eurico ainda esclareceu que, caso detectada alguma irregularidade que cause dano ao erário, o TCE adotará medidas dentro do que prevê seu Regimento Interno.

“Com essa nova estrutura adotada pelo Tribunal de Contas, dividindo os municípios por relatorias, a Corte tem se aproximado cada vez mais de seus jurisdicionados e realizado um maior número de auditoria”, frisou Jorge Eurico. Ele disse ainda que esse modelo vai permitir que sua relatoria encerre o período com todos os municípios fiscalizados.

Para o controlador do município de Colorado, Tertuliano Neto, a presença do Tribunal de Contas em seu município reforça o papel do controle interno, além de esclarecer as dúvidas que surgem no dia-a-dia da administração pública. “Espero que o Tribunal de Contas venha mais vezes ao nosso município para nos fiscalizar e nos auxiliar, através desse novo modelo de auditoria”, comentou Tertuliano.

REGIONAL

Tertuliano também ressaltou a presença do Tribunal de Contas na região do Cone Sul: “A realização de curso de capacitação pela Regional em Vilhena, em conjunto com o IEP e a Escola de Contas, tem nos ajudado muito na qualificação de nosso pessoal.”

O controlador disse que, com a unidade do TCE em Vilhena, o problema que a administração tem em manter o pessoal qualificado, principalmente o comissionado, foi amenizado: “Como há uma rotatividade de pessoal muito grande, em razão da figura do cargo comissionado, que hoje está e amanhã não, temos condição de capacitar maior número de servidores em razão do custo e da distância”.

A secretária interina da unidade do TCE em Vilhena, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira, que esteve presente no município para acompanhar a auditoria, disse que, com a Regional no Cone Sul, as atividades de fiscalização estarão mais presentes nos municípios que fazem parte do polo de Vilhena.

“Um dos objetivos da presença do Tribunal de Contas no interior é desenvolver suas atribuições fiscalizatórias com maior frequência, acompanhando mais de perto as ações desenvolvidas pelos administradores municipais”, explicou a secretária.

A Secretaria Regional de Controle Externo em Vilhena está dando apoio logístico e técnico à equipe de fiscalização da 5ª Relatoria, que está ligada ao Gabinete do Conselheiro Francisco Carvalho da Silva. A Regional disponibilizou um técnico para compor a equipe e toda a sua estrutura física.

A equipe do TCE-RO, composta pela presidente da equipe, Arlete Maria, e pelos técnicos Francisco Régis Ximenes, Michel Leite Nunes e Marcos Alves Gomes, após encerrar os trabalhos em Colorado do Oeste, segue para o município de Cabixi, onde realizará o mesmo modelo de auditoria.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo