Pular para o conteúdo

O que é CEOD?

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) inaugura, em 2024, uma nova e transformadora era em sua atuação: o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).

Macrodiretriz da nova gestão da Instituição, o CEOD é definido como uma moderna filosofia de atuação institucional que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial, a fim de otimizar as entregas do Tribunal para a sociedade, dentro da premissa básica de “fazer mais com menos”.

Essa abordagem permitirá ao Tribunal analisar informações de forma racional, estruturada, segura, assertiva, verticalizada e antecipada. Poderá, assim, identificar padrões, riscos e oportunidades de melhorias contínuas, que, por sua vez, refletirão em toda a atividade administrativa sob a fiscalização do TCE.

Trata-se, portanto, de um novo paradigma, que coloca o Tribunal de Contas na vanguarda em sua atuação, pois possibilitará ao órgão desenhar uma visão ampla do que funciona o que não funciona na administração pública. E mais do que isso: prever tendências e riscos futuros.

Outro ponto importante: o CEOD dialoga, em harmonia, com as outras três prioridades fundamentais definidas no Plano de Gestão 2024/2025 do TCE-RO: a Valorização Material dos Servidores, a Indução para Efetividade das Políticas Públicas e a Promoção da Integridade.

VÍDEOS

"Temos a convicção de que iremos, em regime condominial com membros e servidores tanto do Tribunal como do Ministério Público de Contas, contribuir com uma administração pública, em geral, mais efetiva, transparente e, proeminentemente, orientada para o bem-estar coletivo, por meio da prestação de um serviço público de controle externo qualificado.”,

Wilber Coimbra - Presidente do TCE-RO

ENTENDA COMO O CEOD PODE REVOLUCIONAR A VIDA DO CIDADÃO

Aqui você encontrará documentos relacionados ao CEOD

O Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) representa um avanço na atuação do Tribunal de Contas. Ele introduz uma abordagem inovadora e eficaz no controle e na fiscalização dos recursos públicos. O CEOD está estruturado em três pilares: dados, pessoas e tecnologia.

O CEOD irá ajudar a garantir as estruturas adequadas à boa governança de dados. Também está prevista uma política de governança de dados, que vai estabelecer diretrizes claras para a coleta, armazenamento, integração, qualidade e segurança dos dados utilizados.

Principal diretriz da gestão 2024/2025 do TCE-RO, o CEOD é uma moderna filosofia de atuação institucional que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial para otimizar as entregas do Tribunal para a sociedade.

Isso permitirá analisar informações de forma racional, estruturada, segura, assertiva, verticalizada e antecipada. Poderá, assim, identificar padrões, riscos e oportunidades de melhorias contínuas, que, por sua vez, refletirão em toda a atividade administrativa sob a fiscalização do Tribunal.

O CEOD também se harmoniza com outras três prioridades definidas no Plano de Gestão 2024/2025 do TCE-RO: a Valorização Material dos Servidores, a Indução para Efetividade das Políticas Públicas e a Integridade.

Com a implementação do Controle Externo Orientado por Dados, o TCE-RO vai agilizar e aprimorar a análise de grandes volumes de dados em suas fiscalizações. Isso vai permitir uma rápida identificação de irregularidades e padrões suspeitos. Como resultado: processos mais eficientes e precisos, reduzindo, o tempo necessário para as auditorias.


Com o CEOD, as fiscalizações são mais abrangentes, ampliando a cobertura de áreas e documentos a serem verificados. A consistência dos processos é aprimorada, minimizando erros humanos e garantindo a aplicação uniforme dos critérios de avaliação. Isso contribui para uma análise mais imparcial e transparente. Como exemplo, o Tribunal de Contas do Espírito Santo, que já utiliza essa governança de dados, conseguiu, na análise das contas dos governos municipais, ampliar a capacidade de teste em 25 vezes. 


Outro benefício do CEOD: a liberação dos servidores responsáveis pelas fiscalizações para focarem em análises mais complexas, que exigem o discernimento humano. Assim, eles poderão se concentrar em interpretações complexas de dados e informações, gerando percepções valiosas para decisões ainda mais fundamentadas pelo TCE-RO.

A adoção de tecnologias avançadas e a orientação por dados representam uma revolução na maneira como o TCE-RO conduz suas análises, intervenções e fiscalizações.


Tendo a ciência de dados como aliada, será possível analisar informações de forma racional, estruturada, segura, assertiva, verticalizada e antecipada. O CEOD consegue identificar padrões, riscos e oportunidades de melhorias contínuas, que vão refletir no dia a dia de toda a atividade administrativa estatal hoje fiscalizada pelo Tribunal de Contas.


Com o CEOD, o cidadão será o principal beneficiado, com a atuação de um controle externa, ainda mais qualificado.

COMPOSIÇÃO

Cons. WILBER CARLOS DOS SANTOS COIMBRA
PRESIDENTE


Cons. PAULO CURI NETO
VICE-PRESIDENTE


Cons. EDILSON DE SOUSA SILVA
CORREGEDOR


Cons. VALDIVINO CRISPIM DE SOUZA
PRESIDENTE DA 1ª CÂMARA


Cons. JAILSON VIANA DE ALMEIDA
PRESIDENTE DA 2ª CÂMARA


Cons. FRANCISCO CARVALHO DA SILVA
OUVIDOR


Cons. JOSÉ EULER POTYGUARA PEREIRA DE MELLO
PRESIDENTE DA ESCOLA SUPERIOR DE CONTAS


OMAR PIRES DIAS
CONSELHEIRO SUBSTITUTO


FRANCISCO JÚNIOR FERREIRA DA SILVA
CONSELHEIRO SUBSTITUTO


ERIVAN OLIVEIRA DA SILVA
CONSELHEIRO SUBSTITUTO


MIGUIDÔNIO INÁCIO LOIOLA NETO
PROCURADOR-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS


ÉRIKA PATRÍCIA SALDANHA DE OLIVEIRA

CORREGEDORA-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS


ADILSON MOREIRA DE MEDEIROS
PROCURADOR


ERNESTO TAVARES VICTORIA
PROCURADOR


YVONETE FONTINELLE DE MELO
PROCURADORA


WILLIAN AFONSO PESSOA
PROCURADOR

 

O CEOD é uma das macrodiretrizes da gestão 2024/2025 e coloca o TCE rondoniense na vanguarda da inovação tecnológica. A novidade será possível a partir da utilização da ciência de dados e da inteligência artificial para otimizar entregas do Tribunal voltadas à sociedade.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo