Sem categoria

TCE orienta municípios sobre cobrança de ISS

A cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) deve ser feita pelo município onde seja prestado o serviço. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante reunião do Pleno do Tribunal de Contas do Estado – TCE-RO, a partir de uma consulta feita pelo prefeito Adelino Follador, de Cacaulândia. A sessão foi pública.
Na sessão desta quinta-feira o TCE analisou diversos outros processos, dentre eles a definição de que o vereador presidente de Câmara Municipal não pode ter contrato de professor efetivo em escola pública, haja vista decisão, tomada anteriormente sobre o mesmo assunto, constante do parecer prévio número 34.
Sobre a cobrança de ISS, processo 0293/07 do TCE-RO, relatado pelo conselheiro substituto Davi Dantas, a decisão, seguindo o parecer do relator, foi a seguinte: “O Município competente para exigir a cobrança de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza é aquele onde for prestado o serviço, ainda que a empresa prestadora seja de Município diverso, em resguardo ao princípio constitucional da territorialidade tributária implícito no artigo 156, inciso III da Constituição Federal”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo