Sem categoria

TCE introduz ginástica laboral para os servidores

Buscar a melhoria da qualidade de vida e prevenir doenças ocupacionais foram os temas das palestras promovidas pela equipe do departamento médico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) aos servidores da casa, nesta terça-feira (10), no auditório da Corte.

O presidente do TCE-RO, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello fez a abertura do evento enfatizando que este trabalho desenvolvido pelo departamento médico tem por objetivo melhorar o rendimento no trabalho, diminuir o estresse, e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho e em casa.

Inicialmente, o médico Helio Struthos abordou a evolução da ciência para estes novos problemas de saúde que afetam o dia a dia das pessoas. Em seguida, a psicóloga Frieda Sousa disse que a ginástica laboral foi instituída em diversas empresas. Ela disse ainda que nos locais onde já se pratica estes exercícios, pode-se observar que houve uma melhoria no nível de estresse e na saúde e segurança no trabalho e ainda no relacionamento intra e inter-pessoal, além de resgatar a imagem da organização e do servidor.

Fechando o ciclo de palestras, o fisioterapeuta Geraldo Miranda enfatizou a importância da ergonomia e da própria ginástica laboral dentro do ambiente de trabalho. Ele mostrou algumas formas corretas de trabalhar junto ao computador, a importância da postura e informou que a ginástica laboral será realizada três vezes por semana no auditório do Tribunal, no início do expediente.

Para encerrar a atividade, foram propostos alguns exercícios de alongamento, seguido de um breve período de meditação, que contou com a participação dos servidores presentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo