Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE estimula qualidade na gestão pública

A busca da melhora da qualidade da prestação do serviço que é seu objetivo, visando o bom relacionamento com a sociedade. Este foi o motivo que fez o Tribunal de Contas do Estado aderir ao Programa Gespublica, disse nesta segunda-feira o presidente do TCE-RO conselheiro Euler Potyguara, ao abrir a reunião em que o coordenador-geral do programa Pedro Lino Gonçalves de Oliveira demonstrou a importância do Gespublica como forma de melhor atendimento às finalidades da instituição.
“O Gespublica é um conjunto de ferramentas com que o poder público busca alcançar metas e se colocar sempre a serviço da sociedade, atendendo ao cidadão-usuário, daí nosso interesse de que o Tribunal de Contas participe e se insira efetivamente nessa proposta cujos resultados finais são fundamentais para atender ao que temos responsabilidade”, frisou o presidente do TCE.
Na palestra o coordenador Pedro Lino destacou que a partir de 1990 iniciou-se um novo conceito de gestão pública, agora dentro do aspecto gerencial que exige ações como planejamento, execução, controle e melhoria do processo administrativo, lembrando a importância do investimento no capital humano, na ampliação da comunicação interna e externa, na redução de gastos e de burocracia.
Ele elencou mudanças contínuas no setor, “em 1999 iniciou-se o processo de preocupação ao atendimento do cidadão, no ano seguinte a desburocratização, em 2003 foi a etapa da avaliação continuada da gestão e em 2005 a busca de simplificação de procedimentos”.
O coordenador estadual do Gespublica não esconde: é difícil mudar conceitos, mas também destacou que, havendo interesse e participação, isso pode ser alcançado. E que o processo é “contínuo de avaliação e validação sempre se buscando reduzir erros e corrigir questões pendentes”. O TCE vai dar continuidade à aplicação do programa Gespublica com um grupo interno.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo