Pular para o conteúdo
Sem categoria

História de Rondônia foi tema para novos servidores do TCE

A História de Rondônia foi o tema da palestra desta quarta-feira, no Tribunal de Contas, feita como parte do treinamento dos novos servidores, e apresentada pelo historiador Emanuel Silva, técnico de redação do TCE.
Durante a exposição houve apresentação do músico Taiguara de Porto Velho.
Ao abrir o encontro, o presidente do Tribunal, conselheiro José Gomes de Melo, disse considerar importante que, como parte do treinamento dos novos servidores, “é bom que se conheça a história, até porque muitos de nós viemos de outras terras”.
A exposição do professor Emanuel Silva teve como tema “Cultura Amazônica – breve abordagem histórica do imaginário amazônico”, enfocando desde os tempos da chegada dos portugueses ao Brasil até ao momento atual rondoniense.
Além dos novos servidores do TCE, também participaram funcionários antigos e estagiários do Tribunal. A palestra foi coordenada pelo Instituto de Estudos e Pesquisa Conselheiro José Renato da Frota Uchoa, cujo gerente-geral Adão Franco fez a apresentação do palestrante.
A palestra foi divida em cinco blocos: Ocupação e colonização do espaço amazônico; O primeiro ciclo da borracha e os governos do café com leite; O segundo ciclo da borracha e o Trritório Federal do Guaporé; A colonização recente de Rondônia e a criação do Estado; e Rondônia na atualidade, política e desenvolvimento estratégico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo