Auditoria avalia a capacitação/formação de professores do fundamental na Capital
Até dia 10 de outubro, um grupo de técnicos do Tribunal de Contas do Estado, estará completando o diagnóstico acerca do programa de capacitação/formação de professores do Ensino Fundamental no município de Porto Velho, o que vem sendo realizado em todo o país por 33 Tribunais de Contas.
A pesquisa faz parte de um projeto desenvolvido em nível nacional pelo Promoex – Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados e Municípios, do Ministério do Planejamento e Orçamento, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e participação da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, e do Instituto Ruy Barbosa – IRB.
Ao explicar o desenvolvimento dessa Auditoria Operacional, o coordenador da equipe do TCE, o Técnico de Controle Externo Omar Pires Dias, Omar Pires Dias destacou que seu foco direto é a efetiva capacitação dos professores, e, o indireto, a melhora da qualidade do ensino, não só no município de Porto Velho, mas em todo o país.
Tal auditoria foge do modelo tradicional que é verificar a legalidade, sendo feita de maneira diferente porque visa resultados, com importantes recomendações de melhorias e tem participação direta dos técnicos municipais cooperando com a equipe de trabalho.
O trabalho tem como focos principais: planejamento das ações, eficiência dos controles e resultados alcançados. “Essa Auditoria busca tomar conhecimento do que a administração pública vem realizando no Ensino Fundamental, observando a economicidade, eficiência, eficácia e a efetividade das ações”, explicou o coordenador.
A equipe do TCE-RO que está atuando no projeto piloto participou de treinamento específico aplicado pela Escola Superior de Administração Fazendária, em Brasília. Posteriormente, os conhecimentos adquiridos serão repassados aos demais técnicos do Tribunal.