Sem categoria

Auditoria avalia a capacitação/formação de professores do fundamental na Capital

Até dia 10 de outubro, um grupo de técnicos do Tribunal de Contas do Estado, estará completando o diagnóstico acerca do programa de capacitação/formação de professores do Ensino Fundamental no município de Porto Velho, o que vem sendo realizado em todo o país por 33 Tribunais de Contas.
A pesquisa faz parte de um projeto desenvolvido em nível nacional pelo Promoex – Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados e Municípios, do Ministério do Planejamento e Orçamento, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e participação da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, e do Instituto Ruy Barbosa – IRB.
Ao explicar o desenvolvimento dessa Auditoria Operacional, o coordenador da equipe do TCE, o Técnico de Controle Externo Omar Pires Dias, Omar Pires Dias destacou que seu foco direto é a efetiva capacitação dos professores, e, o indireto, a melhora da qualidade do ensino, não só no município de Porto Velho, mas em todo o país.
Tal auditoria foge do modelo tradicional que é verificar a legalidade, sendo feita de maneira diferente porque visa resultados, com importantes recomendações de melhorias e tem participação direta dos técnicos municipais cooperando com a equipe de trabalho.
O trabalho tem como focos principais: planejamento das ações, eficiência dos controles e resultados alcançados. “Essa Auditoria busca tomar conhecimento do que a administração pública vem realizando no Ensino Fundamental, observando a economicidade, eficiência, eficácia e a efetividade das ações”, explicou o coordenador.
A equipe do TCE-RO que está atuando no projeto piloto participou de treinamento específico aplicado pela Escola Superior de Administração Fazendária, em Brasília. Posteriormente, os conhecimentos adquiridos serão repassados aos demais técnicos do Tribunal.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo