Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE definiu programa de treinamento até junho

Dando seqüência ao programa interno de qualificação de seu capital humano, o Tribunal de Contas do Estado vai aplicar, do dia 30 próximo a 30 de junho, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, Enap, um total de oito cursos, para 11 turmas, envolvendo 275 servidores, em 338 horas-aula.
O programa de cursos do TCE foi organizado pelo IEP – Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, presidido pelo conselheiro Edílson de Sousa Silva. Ele explica que “esse cronograma atende à necessária atualização, modernização e qualificação técnica dos servidores dos vários setores do Tribunal de Contas, para atender às exigências do trabalho que realizamos”.
O primeiro curso será o de “Melhoria da Gerência Pública”, em duas turmas, uma de 30 de março a 3 de abril e a segunda de 1º a 5 de junho, cada uma delas com 25 participantes, que serão indicados pelas chefias respectivas.
“Melhoria da Gerência Pública”, curso a ser aplicado pela psicóloga Leila Pereira de Moraes Lino, doutoranda em Educação e Mestre em Serviço Social na área de Reabilitação Profissional, aborda como principais tópicos “conceitos e tipologias de funções e papéis gerenciais; gerência como gestora do projeto organizacional; gerência como gestora de recursos, processos e serviços; gerência como gestora de pessoas”.
Dentre os objetivos da aprendizagem estão a “contextualização do serviço público como referência às demandas da sociedade; descrever a importância da gestão de pessoas e refletir sobre os padrões éticos comportamentais que alicerçam a administração pública”.
Os outros cursos já agendados pelo TCE para aplicação pela Enap, e os respectivos períodos de aplicação, são: Registro de Preços (22 e 23 de abril); Oficina de Planejamento Estratégico (27 e 28 de abril); Planejamento Estratégico (4 a 8 de maio); Elaboração e Gerenciamento de Projetos (18 a 22 de maio); Lei de Responsabilidade Fiscal, duas turmas, (25 a 29 de maio); Oficina de Desenvolvimento de Equipes, duas turmas, (15 a 19 de junho); Gestão Orçamentária e Financeira (22 a 30 de junho).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo