Sem categoria

TCE ENCERRA AUDITORIA DE GESTÃO EM ARIQUEMES

O prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, recebeu do presidente em exercício do Tribunal de Contas, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, o relatório da Auditoria de Gestão, realizada no município pela equipe técnica do Tribunal.
Essa nova modalidade de fiscalização adotada pela TCE tem como objetivo avaliar o equilíbrio e a qualidade da gestão, verificando se há empenho da administração do município em promover o aumento da arrecadação e o controle das despesas, bem como inspecionar a qualidade dos serviços públicos, com ênfase nas áreas de saúde e educação. Para tanto, os técnicos realizam visitas a hospitais, verificando as condições hospitalares, o atendimento médico e fornecimento de remédios, e às escolas, para conferir o transporte, a merenda escolar, a qualidade do ensino e o aproveitamento educacional. Também são realizadas pesquisas junto à população para saber o grau de satisfação com os serviços prestados pelo poder público municipal.
O conselheiro Valdivino Crispim, que também é o relator das contas do município de Ariquemes, disse que esta nova modalidade de fiscalização só traz benefício à administração dos municípios, pois possibilita ao prefeito, seguindo as observações apontadas no relatório de inspeção, ajustar seus atos administrativos no transcorrer do mesmo exercício. Crispim também destacou que o Tribunal de Contas, dentro de uma revisão conceitual de suas atribuições, tem se posicionado como um parceiro dos administradores públicos, pois o objetivo a ser alcançado por todos é um só, o interesse público.
Confúcio Moura agradeceu a presença do Tribunal de Contas em seu município e acrescentou que esse novo procedimento de fiscalização é mais educativo para os gestores, e que adotará todas as recomendações sugeridas no relatório técnico do TCE.
O secretário geral de controle externo, Luiz Gomes da Silva Filho, disse que a equipe do TCE, que foi coordenada pelo técnico Leonardo Monteiro, retornará ao município ao final do segundo quadrimestre para uma nova inspeção, a fim de verificar se as recomendações sugeridas no relatório técnico entregue ao prefeito foram implementadas, avaliando se o reflexo dessas medidas trouxe o benefício desejado à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo