Sem categoria

TCE participa do plantio de 5 mil mudas em Porto Velho

O Departamento de Controle Ambiental (DCA) e a Assessoria de Comunicação (Ascom) representaram o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) no projeto “Porto Velho Mais Verde”, desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho, que promoveu o plantio de 5 mil mudas, simultaneamente, na última sexta-feira (27), nas avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré.

Foram plantadas as espécies Açaizeiro, Ipê Amarelo, Oiti, Andiroba e Jatobá, árvores típicas da região. De acordo com o projeto da prefeitura, arborizar a cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares. A arborização também deve atingir a melhoria climática, melhoria do ambiente, diminuição da poluição sonora e atmosférica, sombreamento, absorção de parte dos raios solares, neutralizando seus efeitos na população, ambientação a pássaros e ornamentação.

Segundo o diretor do DCA, Manoel Neto, as ações das auditorias ambientais realizadas pelo departamento em Porto Velho contribuíram para que ações desse tipo fossem desenvolvidas na cidade.

No mês de maio deste ano, o DCA iniciou o trabalho de auditoria ambiental em Porto Velho, quando foram vistoriadas as atividades potencialmente poluidoras exercidas no âmbito municipal.

Nesta etapa, foram observadas as condições da lixeira municipal de Porto Velho, do armazenamento do lixo hospitalar, sinais de emissão de fumaça do transporte coletivo, entre outros. Feito o trabalho, o departamento emitiu um relatório contendo algumas recomendações, que já foram encaminhadas para a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Na segunda etapa, iniciada no final de setembro – e que já foi concluída pelo departamento –, o DCA verificou a questão do tráfego urbano, o tratamento do destino final de resíduos dos prédios construídos na cidade, a acessibilidade nas avenidas principais e a recuperação das matas ciliares e igarapés. De acordo com Manoel Neto, esse relatório já foi encaminhado para o conselheiro relator das contas do município de Porto Velho, Lucival Fernandes.

Clique na imagem acima para visualizar as fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo