Artigo do auditor Hugo Pessoa avalia desempenho de sistemas do ensino público
No momento em que os Tribunais de Contas do Brasil priorizam a avaliação da gestão pública, com ênfase nos resultados alcançados, o auditor Hugo Pessoa, visando ao aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria adotados no âmbito da área educacional, desenvolveu, juntamente com a equipe do seu gabinete, um estudo destinado à avaliação de desempenho de sistemas de ensino vinculados à rede pública.
Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa em que, na primeira parte, avaliou-se o nível de eficiência da gestão educacional a partir da análise da correlação das variáveis, recursos financeiros destinados ao ensino fundamental e rendimento escolar.
Na segunda, buscou-se, mediante as representações sociais expendidas por professores e diretores acerca de diversos temas educacionais, identificar alguns fatores que podem influenciar a qualidade do respectivo ensino.
Os autores esperam que a metodologia aplicada na mencionada pesquisa possa subsidiar a nova forma de fiscalização pretendida pelos Tribunais de Contas, na medida em que os procedimentos utilizados permitem a formulação de diagnósticos necessários à melhoria da qualidade educacional.
Para esse primeiro estudo exploratório elegeu-se o município de Alvorada do Oeste, que tem como relator das contas anuais o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, a quem submeteu-se, preliminarmente, o presente estudo, visando à respectiva autorização para efeito de divulgação.