Sem categoria

SGI divulga balanço de ações e projetos para diversos setores do TCE

Praticamente todos os setores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) serão contemplados, este ano, com ações da Secretaria Geral de Informática (SGI), a fim de otimizar processos e procedimentos de trabalho e deixar as rotinas mais ágeis, ganhando tempo na execução das tarefas e economizando recursos.

Uma síntese do balanço e das ações foi apresentado pelo titular da SGI, Sílvio Bueno, durante a apresentação da aplicação do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex), na sala de aula 2 do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, no edifício-sede desta Corte, na última sexta-feira, 5.

Além do presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, acompanharam a exposição da análise os conselheiros Valdivino Crispim de Souza, vice-presidente, Edílson de Sousa Silva, presidente do IEP, e Paulo Curi Neto, o auditor Davi Dantas da Silva e diversos secretários-gerais e servidores.

De início, Sílvio Bueno falou da participação da SGI no Encontro Nacional de Soluções Compartilhadas, realizado em outubro do ano passado, em Curitiba (PR). O TCE foi classificado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) na 12ª posição entre os 28 Tribunais de Contas que participaram do evento.

O secretário-geral de Informática disse que o critério utilizado pelo IRB foi o desenvolvimento de sistemas voltados para a atividade-fim – ou seja, o controle das contas públicas – e que poderiam ser compartilhados com os outros TCs.

Dos 12 sistemas pesquisados e catalogados pelo IRB, a informática do Tribunal de Contas de Rondônia já tinha implantado cinco: Registros Contábeis, Execução Orçamentária, LRF, Controle Processual e Licitação e Contrato e Convênios.

Segundo ele, a expectativa é de melhora na classificação para 2010, uma vez que o sistema de obras (Sigap Obras), atualmente em desenvolvimento, já estará definitivamente implantado. “E já estamos trabalhando também no sistema de controle social, que é o Portal de Transparência”, adiantou.

FIM DO PAPEL

Outros sistemas, programas ou inovações tecnológicas também foram apresentados pelo secretário-geral de Informática. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Prodoc) é um deles. “É como se fosse um grande ‘guarda-chuva’, pois toda e qualquer correspondência ficará registrada nele. É o fim do papel no TCE, pois permite a desvinculação do meio físico, com segurança.”

Mais à frente, Sílvio falou ainda do Sistema de Acompanhamento de Títulos (Sate), que vai auxiliar no acompanhamento das cobranças judiciais realizadas pela Procuradoria do Ministério Público de Contas. “Atualmente 20% do solicitado já está desenvolvido”, informou.

Para a Secretaria Geral de Sessões, a SGI vem desenvolvendo um programa que possibilita a pesquisa para expedição de certidões somente com o CPF. Já em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) está sendo desenvolvido o novo site do TCE, que unirá funcionalidade e inovação. “O internauta poderá acessar a página em qualquer navegador”, afirmou Sílvio.

A SGI trabalha ainda na formatação de ferramentas para atender os cursos de ensino a distância, que a Escola de Contas do TCE pretende implantar. Entre essas ferramentas, estão chat, fórum, videoconferência, espaço para trabalhos, entre outros. “Será muito importante, inclusive com o advento da criação das regionais, pois os cursos poderão ser ministrados sem a necessidade de deslocamento do professor”, esclareceu.

Para finalizar, Sílvio Bueno ainda apresentou duas novas tecnologias. Uma já está implantada: a Rede Virtual Privativa (VPN, na sigla inglesa), que permite aos servidores, por meio de um computador portátil, estarem conectados ao TCE de qualquer ponto, desde que sejam cadastrados.

A outra, a MPLS, em breve estará à disposição dos membros e dos servidores do TCE. A MPLS aumenta o desempenho no encaminhamento de pacotes e facilita a implementação de outros serviços de tecnologia da informação.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar