Sem categoria

Estrutura para o Fórum de Governadores começa a ser montada no TCE

Começou a ser montada nesta quarta-feira, 10, no hall de entrada do prédio-anexo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), a estrutura para o 7º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que será realizado na sexta-feira, 12. Antecedendo o fórum, acontece nesta quinta-feira, 11, a reunião preparatória do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan).

A estrutura será composta principalmente pela sala oficial de reunião, sala de apoio aos governadores e espaço para imprensa com transmissão do fórum em tempo real, além de espaço para café da manhã (“coffee break”) e sala de apoio ao cerimonial.

“Estamos montando uma estrutura para atender às necessidades dos governadores. Para a realização do Fórum, a imprensa também não poderia ficar de fora e, por isso, montamos uma área especial, de onde eles poderão acompanhar a transmissão da reunião”, explicou o secretário do Estado de Planejamento e Gestão, João Carlos Ribeiro.

Segundo o secretário, durante o pré-fórum, previsto para esta quinta-feira, será elaborada a Carta de Porto Velho, a qual será discutida e analisada durante o Fórum de Governadores, que é realizado pela primeira vez em Rondônia.

O documento tem como objetivo definir mecanismo de cooperação regional, nacional e internacional que contemple o fortalecimento da política de desenvolvimento, com ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e produção de conhecimento.

PRÉ-FÓRUM E CONSEPLAN

Abrindo a programação nesta quinta-feira, acontece o pré-fórum a partir das 8h30, quando será feita a pré-análise do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).

Às 10h15 começa a reunião preparatória do Conseplan, com os secretários de Estado de Planejamento, para tratar de assuntos relativos ao 7º Fórum dos Governadores. As atividades pelo período da manhã terminam com um almoço, ao meio-dia, no restaurante do Tribunal de Contas.

Às 14 horas será dada continuidade à reunião com os secretários de Planejamento, quando será finalizada a Carta de Porto Velho, que será assinada pelos governadores durante o Fórum na sexta-feira. A reunião será encerrada às 18 horas.

FÓRUM DE GOVERNADORES

Na sexta-feira, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal começa às 10 horas. São esperadas as presenças do ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Também participarão o governador de Rondônia, Ivo Cassol, e os chefes de Executivo dos demais estados integrantes da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

O encontro tem como objetivo definir mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável, com ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e produção de conhecimento.

A leitura e a aprovação da Carta de Porto Velho estão programadas para as 13 horas. Em seguida será realizada a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O almoço que marcará o encerramento do 7º Fórum acontece ao meio-dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo