Sem categoria

Técnicos municipais e do Estado participam no TCE de oficina sobre orçamento e gestão fiscal

A necessidade de se ter uma gestão fiscal eficiente e um orçamento equilibrado para que haja um bom funcionamento dos serviços oferecidos pela administração pública ao cidadão são alguns dos assuntos trabalhados na oficina Orçamento/Gestão Fiscal, que integra o IX Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO).

Coordenada pela Escola Superior de Contas (Escon), a capacitação, iniciada nesta quarta-feira (7), no auditório do TCE, reúne servidores dos municípios do polo de Porto Velho (além da sede, Alto Paraíso, Candeias, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã, Nova Mamoré e Porto Velho), além de técnicos do Estado. Os conhecimentos são repassados pelo conselheiro-substituto do TCE, Omar Pires Dias.

Focando sua exposição nas temáticas que estão trabalhadas (gestão fiscal e orçamento público), o instrutor encadeia conceitos teóricos com a prática cotidiana do serviço público, esclarecendo questões e assuntos importantes como o Plano Plurianual (PPA), com metas da administração para os quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), inovação introduzida pela Constituição de 1988; e a Lei Orçamentária Anual (LOA), o orçamento propriamente dito de cada ano.

Com um total de 16 horas, a oficina se estende ao longo desta quarta-feira, encerrando-se nesta quinta-feira (8). Participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária da capacitação vão receber certificados expedidos pela Escola Superior de Contas.

PROGRAMAÇÃO

As oficinas que integram a etapa de Porto Velho do IX Encontro terão continuidade na semana que vem com a seguinte programação: Atos de Pessoal (dias 12 e 13), ministrada pelas servidoras Maria Gleidivana e Camila Cristovam; e Processo Legislativo (dias 14 e 15), cujo instrutor será o chefe de Gabinete da Presidência, Laércio Fernando.

Essas capacitações, que são voltadas aos servidores do TCE e aos técnicos de órgãos jurisdicionados, ainda estão com inscrições abertas pelo portal do Tribunal (www.tce.ro.gov.br), no link da Escon, disposto no lado esquerdo da página.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo