Sem categoria

Declaração de IR será tema de palestra no TCE na quarta-feira

Na próxima quarta-feira (31) está agendada uma palestra da Receita Federal para membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Marcada para as 8h30, no auditório do TCE, a apresentação visa esclarecer dúvidas quanto à declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e, ainda, repassar conhecimentos sobre educação fiscal.

Os servidores da Receita, Francisco Pinto e Paulo Henrique Maciel de Queiroz, que serão responsáveis pela atividade, estiveram nesta sexta-feira (26), no Gabinete da Presidência, com o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, para apresentar o projeto da palestra e seu objetivo.

O diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, também participou da reunião e agendou, junto ao Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, a data para a palestra.

Paulo Henrique Maciel vai falar sobre educação fiscal, enfocando pontos como o porquê de as pessoas terem de pagar os tributos e de que forma a sociedade pode cobrar o retorno do recolhimento dos impostos pelos gestores públicos.

Francisco Pinto, por sua vez, vai abordar os aspectos da declaração do Imposto de Renda, principalmente na questão de orientação da declaração, em aspectos como a renda geral do contribuinte, a classificação de rendimentos, como declarar bens diretos, dívidas e ônus reais, que despesas podem ser deduzidas no Imposto de Renda e que parentes pode ser incluídos como dependentes.

Ao final das palestras será aberto espaço para questionamentos e esclarecimentos dos participantes a respeito dos temas que serão apresentados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo