Sem categoria

Grande Loja Maçônica homenageia presidente do TCE com Comenda

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) foi um dos 12 homenageados dentro das comemorações dos 25 anos de existência da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron). A Comenda do Mérito Jorge Teixeira de Oliveira, maior honraria da Ordem, foi entregue pelo grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral ao presidente da Corte, conselheiro José Gomes de Melo.

A solenidade, que lotou o auditório do TCE, no último sábado (10), teve caráter internacional, uma vez que contou com representação da Bolívia, além de grãos-mestres de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal. O governador do Estado, João Cahulla, também esteve presente, bem como autoridades e representantes dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), das Forças Armadas e do Ministério Público.

Antes da entrega da Comenda, houve ainda o lançamento do selo postal personalizado e do carimbo comemorativo dos Correios pela passagem do Jubileu de Prata da Glomaron. Logo depois, o historiador Alex Paletó fez uma palestra, abordando particularidades e personagens importantes da história de Rondônia, entre eles, o primeiro governador do Estado, Jorge Teixeira de Oliveira, que deu nome à Comenda do Mérito da Glomaron.

Durante os discursos, o governador João Cahulla, que é maçon, destacou os relevantes trabalhos realizados pela Maçonaria não só no Estado e no Brasil, mas em favor da humanidade. “A Maçonaria tem trabalhado para recuperar valores simples e importantes, como o amor ao próximo e a fraternidade, hoje tão em falta na nossa sociedade”, declarou.

Já o presidente do TCE, conselheiro José Gomes, ressaltou o importante papel exercido pela Maçonaria ao longo da história mundial e brasileira. “Particularmente em Rondônia, a Maçonaria muito tem ajudado com trabalhos nas áreas de educação, saúde e atenção ao idoso e aos jovens”, observou.

O conselheiro presidente aproveitou também para agradecer à homenagem: “Com esta homenagem, em seu Jubileu de Prata, a Glomaron reconhece o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas em favor da boa aplicação dos recursos públicos e, consequentemente, dos benefícios para a sociedade rondoniense. Só posso agradecer, e desejar muitos anos mais de existência para a Loja Maçônica.”

O discurso do grão-mestre da Glomaron, Juscelino do Amaral, também foi em tom de agradecimento ao apoio recebido não só das instituições e autoridades homenageadas, mas de todos que sempre buscaram dar sua contribuição nas ações desenvolvidas pela Loja Maçônica ao longo dos seus 25 anos.

Ele ainda explicou o porquê de a Glomaron homenagear Jorge Teixeira, nominando-lhe com a Comenda do Mérito: “Por sua coragem, sua visão, seu empreendedorismo, Jorge Teixeira, o nosso saudoso Teixeirão, que era maçon, preenche todos os requisitos exigidos pela Maçonaria para tal honraria.”

HOMENAGEADOS

Na mesma solenidade, a Glomaron entregou a Comenda do Mérito Jorge Teixeira de Oliveira para a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Rondônia (OAB-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO), o Ministério Público Estadual (MPE), o Exército e a Aeronáutica.

A Assembleia Legislativa também foi lembrada. A Comenda do Mérito será entregue pelo grão-mestre Juscelino do Amaral ao presidente da Casa, deputado Neodi Carlos, durante sessão solene.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo