Sem categoria

Prefeito de Corumbiara vê população como grande beneficiada com a instalação do TCE no Cone Sul

A inauguração da Secretaria Regional de Controle do Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em Vilhena, no próximo dia 27, trará, segundo o prefeito de Corumbiara, Silvino Alves Boaventura, benefícios diretos para a população do Cone Sul, que poderá ter participação mais ativa no controle dos gastos públicos.

“Hoje a participação popular é pequena. Exemplo disso são as audiências públicas que realizamos, nas quais poucas pessoas se interessam em ir e colocar sua opinião. Com o Tribunal de Contas se instalando na região, certamente esse interesse será maior, porque a própria população poderá procurar o órgão para esclarecer questões e cobrar dos gestores públicos uma atuação mais eficiente”, disse o chefe do Executivo de Corumbiara.

Segundo Boaventura, o grau de maturidade que o sistema de controle de contas alcançou no Estado somente não é mais completo por conta da pouca presença da comunidade nas ações. “O Tribunal de Contas faz sua parte, orientando e, quando é o caso, punindo; os administradores públicos também têm buscado se capacitar para não cometer erros. Agora cabe à população fazer sua parte e ser mais participativa”, comentou.

Ainda sobre a instalação física do TCE no Cone Sul, o prefeito de Corumbiara destaca outra vantagem: a redução de despesas, principalmente com deslocamento e diárias dos servidores: “Vilhena está a apenas 145 quilômetros de Corumbiara, enquanto Porto Velho está a mais de 800. Será muito mais fácil e prático para os prefeitos e os técnicos se locomoverem para entregarem documentos, tirar dúvidas e até mesmo participar de cursos.”

Aliás, em relação à capacitação e requalificação, o secretário-geral da Prefeitura de Cerejeiras, Elinaldo Paulo de Souza, aproveitou para sugerir que o TCE promova treinamentos com temas específicos na nova Regional.

“No Cone Sul, por exemplo, os municípios têm uma carência muito grande de conhecimento na área de tributação, e o Tribunal poderia nos dar esses esclarecimentos com um curso ou seminário na sua Regional”, disse o secretário-geral.

Para atender também a essa demanda, o TCE reservou, dentro da estrutura da Regional de Vilhena, que tem 450 metros de área construída, um auditório todo informatizado e com ambiente climatizado, cuja capacidade é para 95 pessoas.

A primeira atividade orientadora nesse espaço será um curso abordando temas como Controle Interno, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Licitação e Controle de Atos de Pessoal. Essa capacitação é realizada pelo Tribunal de Contas em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), nos dias 27 e 28 de maio.

PRESIDENTE DA CÂMARA

Já o presidente da Câmara de Corumbiara, vereador Válter de Oliveira, também saudou o processo de interiorização do TCE. “Só temos a agradecer ao Tribunal de Contas, por ter prestigiado o Cone Sul, abrindo aqui sua primeira regional. É um reconhecimento à nossa região”, disse.

O parlamentar falou, também, da importância da instalação da Regional na questão do aprimoramento e aperfeiçoamento dos quadros técnicos dos jurisdicionados. “As orientações do Tribunal servem para que nos atualizemos sobre as mudanças legais que frequentemente ocorrem”, disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo