Sem categoria

Ação orientadora do TCE é destacada na abertura de Encontro em Ji-Paraná

Com a presença do prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, e do presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Laerte Gomes, prefeito de Alvorada do Oeste, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) abriu, na manhã de hoje (31), no auditório do Hotel Maximus, em Ji-Paraná, a terceira etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa.

O evento, que atende técnicos e gestores públicos do interior do Estado, disponibiliza uma série de oficinas, visando à capacitação dos jurisdicionados do TCE e associados da Arom, parceira da Corte de Contas na realização do Encontro. As aulas serão realizadas na tarde de hoje e durante toda esta terça-feira.

Além de Bianco e Laerte, a mesa de trabalhos contou com a presença do presidente da Câmara de Ji-Paraná, vereador Nilton Cezar Rios, e dos conselheiros Valdivino Crispim de Souza, vice-presidente no exercício da Presidência, Edílson de Sousa Silva e Francisco Carvalho.

Os discursos foram pautados na importância da capacitação da administração pública para a melhoria dos serviços prestados à população. “Nesse quesito, o Tribunal de Contas nunca nos desamparou, estando sempre pronto a nos orientar”, disse o vereador Nilton Cezar.

O presidente da Arom, Laerte Gomes, falou do comprometimento do TCE com a fiscalização das contas públicas, sem, no entanto, deixar de auxiliar os jurisdicionados no aspecto pedagógico. “Por isso digo que a atual gestão do Tribunal de Contas é visionária, porque preocupa-se em aproximar o órgão da sociedade”, declarou.

Anfitrião do Encontro, o prefeito Bianco salientou que o evento reflete a nova disposição do órgão de controle externo de orientar o gestor para não ser preciso puni-lo. “E essa disposição certamente será reforçada com a presença física do Tribunal no interior”, disse, numa referência ao processo de interiorização do TCE, cuja inauguração da primeira regional aconteceu na última quinta-feira, em Vilhena.

DINHEIRO PÚBLICO

Vice-presidente no exercício da Presidência, o conselheiro Crispim explicou que o Encontro de Atualização busca a eficácia e a eficiência na administração pública. “O cidadão quer ver suas ruas limpas, os serviços públicos funcionando, mas nada disso acontece se as contas não estiverem em ordem e o dinheiro público sendo bem aplicado”, lembrou.

Já o conselheiro Edílson de Sousa, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, braço do TCE responsável pela organização do Encontro, destacou a parceria feita com a Arom e as prefeituras que estão sediando o evento: “Com este Encontro, o Tribunal de Contas busca a excelência na gestão pública, sem erros ou falhas. Para isso, nada melhor do que técnicos e gestores bem preparados.”

Para visualizar a galeria de fotos, clique na imagem acima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo