Sem categoria

Presidente do TCE é entrevistado em estudo sobre Jorge Teixeira

O presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, será entrevistado pela mestranda da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Paola Conceição Foroni, sobre a vida de Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro governador de Rondônia e responsável por montar a estrutura para que o então Território Federal tivesse condições de ser elevado à condição de Estado.

O depoimento do conselheiro presidente fará parte do estudo acadêmico desenvolvido pela mestranda, que visa resgatar fatos importantes sobre Jorge Teixeira, personagem marcante da história de Rondônia e também da cidade de Manaus (AM), onde foi prefeito, na década de 1970.

Paola foi recebida pelo conselheiro José Gomes, ontem (3), no Gabinete da Presidência. Acompanhada da jornalista Cida Souza, administradora do Memorial Jorge Teixeira, a mestranda falou da importância de poder contar com o depoimento do presidente José Gomes, que foi chefe da Casa Civil no governo de Jorge Teixeira.

“Lembranças e fatos que não são registrados acabam descartados e a história vai se perdendo. Daí a importância de ouvir pessoas que tiveram contato direto com Jorge Teixeira, para nos passar suas impressões sobre ele e relembrar fatos, a fim de subsidiar esse trabalho”, disse Paola.

Juntamente com o ex-conselheiro do TCE, Bader Massud Jorge Badra, o presidente José Gomes lembrou, ainda, que coube a Jorge Teixeira indicar os conselheiros e assinar o Decreto-Lei 47, que criou o TCE. “Fui chefe da Casa Civil de Jorge Teixeira e, posteriormente, convidado por ele para fazer parte, assim como o Bader, da primeira composição do Tribunal de Contas”, contou o conselheiro presidente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo