Sem categoria

TCE-AM realiza Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realiza, de 13 a 19 de novembro, em Manaus, a primeira edição do Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas. O evento representa a oportunidade de discutir mecanismos técnico-científicos que possam garantir a sustentabilidade ambiental com seu efetivo controle.

De acordo com a Comissão Organizadora do Simpósio, que conta também com a participação do Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão criado pelos Tribunais de Contas para incentivar a pesquisa e o estudo técnico, pedagógico, científico e cultural, o evento busca levar ao conhecimento da sociedade que a sustentabilidade e o controle ambiental também são preocupações das Cortes de Contas.

Durante sete dias, integrantes de diversos Tribunais de Contas do Brasil e de instituições de controle público de outros países, com a participação, ainda, de representantes dos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) e da sociedade, vão discutir e formular a Carta da Amazônia, cujo objetivo é criar a cultura do controle público sobre os investimentos financeiros e orçamentários na questão do meio ambiente.

A pauta do Seminário ainda trata de indagações em torno da atuação dos Tribunais de Contas em relação ao controle dos gastos públicos – quando estes envolvem obras e seus reflexos no meio ambiente – e das grandes questões ambientais da atualidade, como mudanças climáticas e seus impactos na biodiversidade, controle e improbidade administrativa ambiental, entre outros.

O Estado do Amazonas, onde será realizado o evento, tem mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados, com 96% de floresta preservada, e uma população aproximada de 3,3 milhões de habitantes.

Para saber mais sobre o Seminário Internacional de Gestão Ambiental e Controle das Contas Públicas ou fazer inscrição basta acessar a página do evento (www.simposiocontroleambiental.com). Nesse mesmo endereço também é possível fazer a inscrição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo