Sem categoria

Modelagem de projetos é tema de capacitação para servidores

O Tribunal de Contas realizou, nessa terça-feira (7), a abertura da capacitação sobre modelagem de projetos, ministrada para 30 servidores de diversas unidades do TCE. O evento, que ocorre no período da tarde (14h às 18h), tem um total de 12 horas/aulas, encerrando-se nesta quinta-feira (9).

Realizado pela Secretaria Geral de Administração e Planejamento, por meio da Secretaria de Planejamento, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, o curso visa capacitar os participantes para modelagem e elaboração de projetos, em sintonia com os objetivos definidos no Plano Estratégico da Corte para o período 2011/15.

Esse objetivo foi destacado pelo secretário-geral de Administração e Planejamento, Luiz Guilherme Erse da Silva, durante a abertura da capacitação, que teve também a presença do presidente do IEP, conselheiro Wilber Coimbra, e da gerente Eliete Mendonça.

“A maioria das ações estratégicas são objeto de projetos básicos. Daí a importância de se ter conhecimento para construí-los”, disse Luiz Guilherme. Já o conselheiro Wilber Coimbra citou a preocupação da Corte, através do IEP, em incrementar o trabalho pedagógico: “O Tribunal de Contas não tem o direito de errar, pois é referência em sua área de atuação. Por isso, buscamos qualificar e aprimorar nossos servidores”.

Feita a abertura, os instrutores Juscelino Vieira e Alessandra Masso, servidores da Secretaria de Planejamento, deram início às atividades, cuja metodologia envolve exposição teórica e também oficinas – ações práticas, com exercícios em grupo e simulações. Eles também explicaram a proposta da capacitação: fazer com que os servidores, ao final dos ensinamentos, sejam capazes de compreender os conceitos e fundamentos de elaboração de projetos.

O curso sobre modelagem de projeto visa ainda atender determinação da Presidência do TCE quanto à uniformização dos projetos produzidos pelos setores, possibilitando, desse modo, análise e acompanhamento mais fácil das ações, as quais, necessariamente, devem estar de acordo com as diretrizes e objetivos elencados no Plano Estratégico 11/15.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo