Sem categoria

Jurisdicionados de outras regiões também são atendidos pelo TCE/Vilhena

Não são apenas os jurisdicionados dos sete municípios que compõem o Cone Sul que têm buscado na Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), em Vilhena, esclarecimentos e orientações sobre atos e fatos da administração pública. Técnicos de prefeituras e câmaras de outras regiões também têm sido atendidos.

Municípios como São Francisco do Guaporé, Theobroma e Castanheiras já buscaram a Regional em Vilhena para esclarecer dúvidas sobre áreas e assuntos diversos. De acordo com a secretária regional interina do TCE em Vilhena, Valdelice Nogueira Vieira, a questão da proximidade favorece esse tipo de ação por parte dos fiscalizados.

Um dos casos atendidos pela secretária regional foi o da secretária-geral da Prefeitura de São Francisco do Guaporé, Sandra Regina de Carvalho, que já por duas vezes buscou esclarecimentos em Vilhena. “Na primeira, ela indagava sobre procedimentos em relação a gastos com pessoal e, na segunda, sobre acompanhamento e análise das estimativas de receitas”, disse Valdelice.

De acordo com a secretária regional, independentemente de pertencerem a outros polos, os jurisdicionados têm sido atendidos prontamente pela equipe técnica da Regional, procurando tirar suas dúvidas e orientá-los quanto à correta aplicação do dinheiro público.

Para o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, responsável pelo projeto de implantação da Regional do TCE em Vilhena, essa demanda extra de jurisdicionados de outras regiões por acesso mais fácil a informações e orientações demonstra que a Corte acerta ao descentralizar seus serviços. “A interiorização é, de fato, a saída”, ressalta.

Já o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, lembra que a abertura de novas regionais em Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé irá “ampliar e democratizar ainda mais o conhecimento técnico que o Tribunal de Contas domina, fato que se faz necessário para a melhoria da gestão pública no Estado de Rondônia”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo