Pular para o conteúdo
Sem categoria

TCE/Vilhena capacita 67 técnicos municipais do Cone Sul em RH

Foi encerrada, nesta sexta-feira (17), a primeira edição do curso “Rotina, Normas e Procedimentos de RH”, que capacitou 67 técnicos de câmaras e prefeituras dos sete municípios do Cone Sul. O evento é uma realização do Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Secretaria Regional de Controle Externo, sediada em Vilhena, e do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas.

Coube ao servidor Manoel de Lima Macedo, que foi diretor de Recursos Humanos do TCE durante muito tempo e atualmente trabalha no Controle Externo, repassar os conhecimentos aos participantes, durante os dias de atividades no auditório da Regional, em Vilhena.

De forma didática, priorizando as intervenções dos participantes, o instrutor tirou dúvidas dos servidores, esclarecendo assuntos relativos às rotinas, normas e procedimentos inerentes à área de RH, como gestão de pessoas, funções do setor de pessoal e as diferenças entre os regimes estatutário e celetista, entre outros.

“Deu para notar que os municípios do Cone Sul contam com bons técnicos em seus quadros. Porém, é preciso qualificar cada vez mais, visando criar uma cultura de valorização do material humano”, diz Manoel Macedo, que, nesta sexta-feira, priorizou as questões de aposentadoria.

Além da parte prático-teórica das aulas, o curso teve, também, uma palestra motivacional, apresentada pelo servidor do TCE, Emmanoel Gomes. Ao som da viola e voz do músico Francisco Sombra, que executou canções conhecidas, como “Esperando na janela”, “I want to go back to Bahia”, “Monte Castelo” e “Vida enluarada”, Emmanoel Gomes abordou a realidade da condição humana, dando ênfase a valores como amizade, bondade e justiça.

Os participantes do curso avaliaram a atividade orientadora como positiva, principalmente pela possibilidade da atualização dos conhecimentos sobre a área. “A administração pública é muito dinâmica e procedimentos de RH que ontem valiam, hoje já não valem mais. Daí a importância desse curso para nosso aperfeiçoamento profissional”, diz o secretário de Administração de Vilhena, José Marcelo Cardoso de Oliveira.

As dúvidas dirimidas durante o treinamento foram destacadas pelas servidoras da Câmara de Cabixi, Patrícia Aparecida de Araújo, que é controladora, e Angelina Aparecida Ruriz, que trabalha na área de RH. “Foi excelente, deu para esclarecer muitos pontos”, afirmou Angelina. “Pretendo repassar os ensinamentos que obtive aqui para os colegas”, salientou Patrícia.

Já o diretor-geral da Câmara de Colorado do Oeste, Neivo Luiz Bronca, elogiou o desempenho do instrutor e a iniciativa do TCE em realizar a capacitação: “Pela abrangência, foi muito importante o conteúdo do curso, pois nos proporcionou o conhecimento das novas normas e o aperfeiçoamento das rotinas no nosso dia a dia no serviço público.”

QUALIFICAÇÃO

Antes da entrega dos certificados de participação, que encerrou o curso, o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, presidente em exercício do TCE, lembrou que a capacitação, voltada aos técnicos da área de RH, reforça o compromisso da instituição em não só exercer o papel de fiscal dos órgãos sob sua jurisdição, mas também melhorar o desempenho da administração no interior do Estado.

“Esse treinamento, é bom que se diga, foi mais um curso ministrado pelo Tribunal de Contas em consonância com o foco na qualificação de servidores e gestores públicos e na melhoria dos serviços prestados à coletividade”, concluiu o conselheiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo