Sem categoria

IEP abre programação de outubro com capacitação para servidores do Estado

O curso “Orçamento e gestão pública responsável”, destinado a técnicos do Governo do Estado, abre oficialmente a programação de outubro do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, setor do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) responsável pelo aprimoramento e qualificação técnica.

A atividade de capacitação – a primeira das três que o IEP desenvolverá ao longo deste mês para os servidores do Estado – será realizada no auditório do TCE durante dois dias: segunda (4) e terça-feira (5). Os ensinamentos sobre orçamento e gestão pública serão repassados pelo diretor da 1ª Relatoria de Controle Externo do TCE, Omar Pires Dias.

Na sequência, mais precisamente na quarta (6) e na quinta-feira (7), os técnicos estaduais terão novo curso. Desta feita sobre Licitação e seus aspectos polêmicos, com o servidor Márcio Rogério Gabriel, subdiretor estadual da 3ª Relatoria de Controle Externo. As aulas acontecem na sala 2 do IEP, no segundo andar do edifício sede do TCE.

Márcio Gabriel ministrará esse mesmo curso para servidores das prefeituras e câmaras do polo de Vilhena, nos dias 25 e 26. Essa capacitação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Regional de Controle Externo – aliás, as aulas acontecerão no auditório da Regional, em Vilhena.

Dando continuidade à programação de cursos, o IEP realiza, dos dias 13 a 15, na sala 2, o curso “O processo e sua autuação” para servidores da Corte de Contas. As aulas estarão a cargo do conselheiro Edílson de Sousa Silva, presidente da 1ª Câmara do TCE.

Os técnicos do Governo do Estado retornam ao IEP nos dias 18 e 19 para participarem do curso sobre Controle Interno. Caberá ao servidor Ivaldo Ferreira Viana, titular da Controladoria do Tribunal de Contas, repassar os ensinamentos aos servidores estaduais.

INTERIOR

Na segunda quinzena, o IEP, em parceria novamente com a Regional do Cone Sul, realiza mais duas edições do curso de Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no interior.

Desta vez, serão capacitados os membros dos Conselhos do Fundeb dos municípios integrantes dos polos de Ji-Paraná (18 e 19) e Ariquemes (21 e 22). A secretária interina da Regional do Cone Sul, Valdelice Nogueira, e o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchôa, serão os instrutores das atividades, que contam, também, com o apoio das prefeituras dos municípios.

Encerrando o mês de outubro, os membros e assessores do Comitê de Planejamento do TCE receberão, de 25 a 29, instruções sobre Indicadores de Desempenho. A capacitação será ministrada pelo professor Flávio Popinigis, da Escola de Administração Fazendária (Esaf), na sala 2 do IEP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo