Sem categoria

TCE marca presença em palestra sobre educação

O conselheiro Paulo Curi Neto, o auditor Hugo Costa Pessoa e técnicos do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), ligados à fiscalização da área educacional, marcaram presença no ciclo de palestra sobre qualidade em educação, realizado pela União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), na semana passada.

O evento, organizado pela professora doutora Raquel Volpato Serbino, foi encerrado na última sexta-feira (dia 29), com a palestra da professora Guiomar Namo de Mello, pós-doutora em Educação Comparada pela Universidade de Londres, na Inglaterra, e autora de diversos livros sobre o assunto.

Ao abordar o tema, a palestrante discorreu, inicialmente, sobre o impacto da globalização e informatização nos sistemas educacionais. Em seguida, demonstrou, mediante alguns indicadores educacionais, a precariedade da qualidade da Educação Básica no Brasil, atribuindo tal fato à deficiência dos gestores educacionais na elaboração de currículos e projetos pedagógicos.

Ao final da explanação, diversos questionamentos foram formulados pelos participantes, sendo que, no que diz respeito à ação dos Tribunais de Contas no processo de fiscalização operacional no âmbito dos sistemas educativos, o auditor Hugo Pessoa discorreu sobre a atuação do TCE.

O auditor enfatizou a pretensão do Tribunal de Contas de ampliar o atual foco da fiscalização, mediante auditoria operacional, visando à avaliação dos sistemas educacionais do ponto de vista de resultados, sobretudo para identificar em que medida os gastos em políticas educacionais estão impactando positivamente na qualidade do ensino.

Por sua vez, a professora Guiomar exaltou a iniciativa do TCE, e sugeriu o aprofundamento da análise da despesa apropriada em educação, principalmente naqueles sistemas de ensino que apresentam elevado valor do custo aluno-ano e baixo rendimento escolar.

Clique na imagem acima para visualizar a galeria de fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo